Projeto “Esporte na Minha Cidade” leva João Derly para a Revarte

26 de março de 2010 - 22:11

Cerca de 50 jovens judocas do projeto social Resgate dos Valores pela Arte (Revarte) vão ter a chance de conhecer o ídolo de perto nesta sexta-feira (25). A partir das 15h30, elas receberão a visita do bicampeão mundial de judô, João Derly, atleta convidado do projeto Esporte na Minha Cidade e do secretário Esporte do Estado Ferruccio Feitosa. Na ocasião, as jovens promessas do judô cearense poderão conferir uma demonstração com o atleta além, é claro, de ouvir dicas, tirar muitas fotos e pedir autógrafos. No final de semana, será a vez  das crianças e jovens do município de Caridade receberem o judoca.

Na sua 14ª edição, o Esporte na Minha Cidade tem movimentado o Interior e a Capital mostrando a importância do esporte para a qualidade de vida das pessoas com uma estrutura completa para a realização de atividades esportivas, gincanas culturais, cursos de capacitação e oficinas ligadas ao desenvolvimento esportivo.  A meta é completar 60 municípios até o final do ano.

O projeto já trouxe atletas como o maratonista e medalhista olímpico Vanderlei Cordeiro; o jogador de vôlei campeão olímpico e mundial, Nalbert; o pentacampeão mundial de skate, Sandro Dias; a velejadora medalhista de bronze nas Olimpíadas de Pequim 2008, Isabel Swan; o judoca medalhista olímpico, Flávio Canto; a tetracampeã mundial de vôlei de praia Juliana; o mesa-tenista hexacampeão latino-americano Hugo Hoyama, entre outros. Os municípios já contemplados foram: 
Limoeiro do Norte, Quixadá, Quixeramobim, Crateús, Iguatu, Jaguaribe, Icó, Tianguá, Santa Quitéria, Morada Nova, Brejo Santo, Campos Sales e Cascavel.

Resgate dos Valores pela Arte – A Revarte é um projeto social que atende à comunidade do Conjunto Alvorada visando melhorar a qualidade de vida das pessoas da localidade. Entre as ações desenvolvidas está o projeto “Revarte – Judô para todos” com cerca de 170 judocas treinando gratuitamente. A Revarte conta ainda com uma biblioteca que desenvolve atividades como empréstimo de livros, pesquisa, contação de histórias, reforço escolar e leitura. Também são desenvolvidos outros trabalhos de inclusão social  tais como flauta, violão, crochê, inglês, reforço alimentar, entre outros.

Quem é João Derly

O judoca gaúcho João Derly (29) é bicampeão mundial da categoria meio-leve (até 66kg).  Foi o primeiro brasileiro a conquistar medalha de ouro na história do judô brasileiro em campeonatos mundiais na categoria principal sênior, em 2005, no Egito.  Em 2006, ocupou o 1º lugar no ranking mundial de judô. Principais títulos: bicampeão mundial de judô (2005 e 2007); bicampeão pan-americano (2007 e 2009); hexacampeão brasileiro nas categorias inferiores; tricampeão brasileiro juvenil; bicampeão brasileiro júnior; tricampeão brasileiro adulto; bicampeão sul-americano adulto; ouro no Aberto Internacional de Tre Torri, na Itália em 1998 e prata em 2001; campeão mundial júnior; prata no Torneio Aberto de Paris; medalha de ouro no Grand Prix da Áustria, Praga e Varsóvia (2002); vice-campeão Grand Prix Nacional de Judô; campeão pan-americano sênior; ouro na Super Copa do 
Mundo de Paris.

Serviço:

Esporte na Minha Cidade
Data: 26 de março
Local: Revarte (Rua Salvador Correia de Sá, 465 – Conjunto Alvorada)
Início: 15h30min

 

26.03.2010

Assessoria de Imprensa da Sesporte

Lisiane Linhares e Edna Santos (lisiane@esporte.ce.gov.br / 85 3101.4415 – 8732.1976)