Distribuição de próteses oculares no Hospital Geral de Fortaleza

22 de abril de 2010 - 14:15

Com o objetivo de reintegrar e recuperar a capacidade de trabalho de pacientes com perda de visão e promover condições de atendimento para colocação de prótese ocular, o Hospital Geral de Fortaleza(HGF) está realizando desde o último dia 5 mais um mutirão de doação de próteses oculares. Até o dia 30 de abril, devem ser distribuídas 190 próteses. Durante este período, estão recebendo a prótese os pacientes já cadastrados no programa de Próteses Oculares do HGF desde o ano passado, quando foram distribuídas 311 próteses. Para evitar tumultuo e longas esperas, estão sendo distribuídas 10 próteses por dia, sempre pela manhã, a partir das 7 horas. Todos os pacientes foram antecipadamente agendados.

 

Para os interessados em receber uma prótese ocular, o HGF já está recebendo novas inscrições. Um novo mutirão de entrega está sendo programado para o mês de junho próximo. Todas as pessoas  com perda de visão e solicitação médica, independente se da rede pública ou não, podem fazer o cadastro.

 

A prótese para correção estética fabricada em resina policerâmica pode ser usada em todos os casos quando há perda de visão. Com a prótese, é possibilitado que a pálpebra volte a funcionar, impedindo a deformidade facial, melhorando a auto-imagem e contribuindo para a elevação da auto-estima. A troca da prótese deve ser feita a cada dois anos.

 

Desde 2002, oito mutirões de prótese ocular foram realizados no HGF. Foram distribuídas 50 próteses em 2002, 133 em 2003, 299 em 2005, 249 em 2006, 103 em 2007,  214 em 2008 e 311 em de 2009.

 

O Programa de Prótese Ocular do HGF recebe pacientes da capital, interior e até de outros Estados. É o maior programa de distribuição de próteses oculares do país. O custo de cada prótese para o SUS é de R$ 495,00. Na rede particular, esse custo salta para uma média de R$ 900,00.

 

Documentação necessária para receber o benefício:

 

Acima de 18 anos – Original da Solicitação da Prótese Ocular feita por um Oftalmologista, xérox da Carteira de Identidade (RG), CPF, Comprovante de Residência (conta de água, energia ou telefone) e Cartão Nacional de Saúde.

 

Menos de 18 anos – Original da Solicitação da Prótese Ocular feita por um Oftalmologista, xérox da Carteira de Identidade (RG) e CPF (se tiver) ou Certidão de Nascimento, Cartão Nacional de Saúde,  Comprovante de Residência (conta de água, energia ou telefone) do paciente. E xerox da carteira de Identidade (RG), CPF e Comprovante de Residência (conta de água, energia ou telefone) do responsável (caso não resida no mesmo endereço que o paciente).

 

22.04.2010

Assessoria de Imprensa do HGF

Gilda Barroso (gildabarroso@gmail.com / 85 3101.7086)