Fototerapia trata psoríase e vitiligo no Centro Dona Libânia

28 de abril de 2010 - 13:38

Pacientes que sofrem de psoríase e vitiligo podem reduzir o uso de medicamentos com a utilização da fototerapia. Na rede pública de saúde, o serviço é oferecido pelo Centro de Referência Nacional em Dermatologia Sanitária Dona Libânia, unidade da Secretaria da Saúde do Estado que dispõe de duas cabines de fototerapia e atende atualmente cerca de 50 pacientes. Em janeiro deste ano, o Dona Libânia iniciou o tratamento de vitiligo com o Excimer Laser, equipamento usado com sucesso na oftalmologia para a correção da miopia e que agora revoluciona o tratamento da doença. O Ceará é o único Estado do Nordeste a oferecer esse tipo de tratamento.

A fototerapia é uma modalidade terapêutica empregada para tratamento de várias dermatoses. Com a utilização radiação ultravioleta (UVA ou UVB). Pode ser utilizada associada a vários outros medicamentos sistêmicos, visando à obtenção de rápido controle das dermatoses com doses menores de medicamentos. O paciente permanece exposto as luzes, durante alguns minutos, em uma cabine própria. As sessões são realizadas duas ou três vezes por semana. O tempo de tratamento é variável de acordo com a doença e a resposta individual do paciente. No tratamento da psoríase, os efeitos são notados logo após a décima sessão. O tratamento não representa a cura da doença, mas ajuda a controlá-la.

A psoríase é uma doença inflamatória da pele, benigna, crônica, relacionada à transmissão genética e que necessita de fatores desencadeantes para o seu aparecimento ou piora (principalmente no inverno). Afeta 1 a 2% da população mundial. Acomete igualmente homens e mulheres, embora o início seja mais precoce nas mulheres. Existem dois picos de idade de prevalência: antes dos 30 e após os 50 anos. E, em 15% dos casos, surge antes dos dez anos de idade.

Doença de causa desconhecida, o vitiligo caracteriza-se pela presença de manchas acrômicas (sem pigmentação) na pele. As lesões formam-se devido à diminuição ou ausência de melanócitos (células responsáveis pela formação do pigmento melanina, que dá cor à pele) nos locais afetados. O Laser Excimer é utilizado para estimular a repigmentação de manchas de vitiligo. A técnica consiste na aplicação de um laser sobre a lesão, preservando a pele sã. Os resultados podem ser notados já na terceira sessão de tratamento, dependendo da parte afetada e da cor da pele do paciente.

 

28.04.10

Assessoria de Imprensa da Sesa

Selma Oliveira (soliveira@saude.ce.gov.br /  85 3101.5220)