Estados do Nordeste farão campanha turística em conjunto

30 de abril de 2010

A maior novidade da 19ª edição da BNTM – Brazil National Tourism Mart (29 de abril a dois de maio em Porto de Galinhas – PE) foi o anúncio de uma campanha de promoção conjunta entre os nove estados nordestinos durante entrevista coletiva realizada na manhã desta sexta-feira, 30.

 

Acompanhado do secretário executivo do Ministério do Turismo, Mário Moisés; do governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB); da presidente da Embratur, Janine Pires; da presidente da Comissão de Turismo e Desporto da Câmara Federal, Raquel Teixiera (PSDB-GO) e secretários e gestores de turismo, o presidente da fundação CTI Nordeste (Comissão de Turismo Integrada do Nordeste) e secretário do Turismo do Ceará, Bismarck Maia, apresentou o projeto que inicialmente demanda investimentos de R$ 18 milhões. Destes, já estão assegurados R$ 8 milhões do Ministério do Turismo e R$ 5 milhões da Embratur. O restante provém de contrapartida dos estados envolvidos.

 

A iniciativa aglutina projetos de desenvolvimento do turismo em estados com semelhanças tanto nos atrativos naturais e turísticos, quanto nas deficiências e gargalos para o crescimento da atividade.  Segundo Bismarck, “os estados vão abrir mão de recursos fracionados para atender a um conjunto”. Para o governador, “é um momento histórico, onde o turismo ganha relevo político e provoca uma mudança de cultura”, já que os estados alimentavam disputas na atração de investimentos e turistas. “Disputa entre estados é um passado que não queremos mais”, afirma. Já a deputada federal avalia que com a parceria, o Nordeste “otimiza resultados e racionaliza recursos”, além de “ ter se emancipado do Sudeste na captação de turistas”.

 

A campanha é um conjunto de ações de público final, norteadas pelo Plano Aquarela 2020, voltadas para a divulgação da diversidade de destinos nordestinos que deve atingir cerca de 4,5 milhões de pessoas por dia no Brasil e atrair visitantes de alto poder aquisitivo, requalificando o turismo no Nordeste.

 

São previstas a montagem de estandes coletivos e distribuição de material, como passatempos tipo palavra cruzada com informações dos atrativos nordestinos, por exemplo, em shoppings, cujo fluxo diário chega a 500 mil pessoas nas cidades onde vão ocorrer as ações – São Paulo, Ribeirão Preto e Campinas (SP); Belo Horizonte (MG); Brasília (DF); Rio de Janeiro (RJ) e Curitiba (PR); metrô de São Paulo (3 milhões de pessoas/dia) e aeroportos (Viracopos, Guarulhos e Congonhas em São Paulo, Confins, na capital mineira,  Juscelino Kubitschek, em Brasília e Galeão e Santos Dumont no Rio de Janeiro), onde circulam mais meio milhão de potenciais turistas.

 

Além desses, redes varejistas de alcance nacional, como Wall Mart e Lojas Americanas, devem distribuir gratuitamente material de divulgação. Estas redes somam 1,1 mil pontos de venda no Brasil. Bismarck também afirmou que “vão ser sorteados pacotes com dois acompanhantes em nessas redes e em livrarias como Fnac, Saraiva e Cultura”.

 

Já no exterior, a estratégia de divulgação é através de propagandas e matérias sobre turismo de aventura no canal a cabo Eurosport, com 21,9 milhões de telespectadores e presente em mais de 118 milhões de casas européias e em 2,5 milhões de hotéis; um reality show, cujo nome é Brasil Amazing Tour; veiculação de comerciais em 44 destinos de vôo na Europa operados pela TAP, além de um suplemento na edição de Junho na Up, a revista de bordo da companhia, e também promoção no maior shopping da Europa, a Galeries Lafayette, em Paris.Este último é um dos equipamentos mais visitados da França, recebendo diariamente cerca de 80 mil pessoas, número quatro vezes superior ao Museu do Louvre. O Brazil Amazing é um programa onde estrangeiros vão ter vivências completamente distintas do seu cotidiano na Europa. Dividido em nove temas, vai destacar em cada um deles aspectos dos estados do Nordeste e será veiculado na Europa e América Latina.

 

30.04.2010

Assessoria de Comunicação
Secretaria do Turismo do Estado
Carmem Inês Matos Walraven
Tunay Moraes Peixoto
(85) 8732-2041/3101-4661/9947.7234