Semace divulga praias próprias para banho em Fortaleza

30 de abril de 2010

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), por meio do Núcleo de Análise e Monitoramento (Nuam), divulgou nesta quinta-feira, 29, o 17º boletim de balneabilidade das praias de Fortaleza em 2010. Dos 31 pontos monitorados pela entidade na capital cearense, 19 estão próprios para banho e 12 não encontram-se aptos para o contato da população com a água.

 

Ponto tradicional da cidade para o lazer nos finais de semana, a Praia do Futuro está própria. Já o litoral oeste de Fortaleza, no trecho que vai do Kartódromo até a Barra do Ceará, é aconselhável que as pessoas evitem entrar no mar. A Praia de Iracema e boa parte da Beira Mar estão dentro dos padrões exigidos de qualidade.

 

Para saber se um ponto está ou não próprio para o banho, a Semace coleta amostras da água e analisa, em seu laboratório, a quantidade de coliformes termotolerantes encontrados. Para que o local esteja apto para o contato direto da população com a água, é necessário que nas últimas cinco medições o número máximo de coliformes termotolerantes seja de 1.000 para cada 100mL.

 

A Semace faz uma análise semanal da qualidade das praias de Fortaleza e mensal de todo o litoral cearense. Aquele que tiver interesse de saber que praias estão próprias ou impróprias pode acessar o site da Semace (www.semace.ce.gov.br) ou ligar para o Disque Natureza (0800.275.2233). Este último de segunda-feira a sexta-feira, das 8 horas às 17 horas.

 

30.04.10 

Assessoria de Imprensa da Semace

Fhilipe Augusto (fhilipe.augusto@semace.ce.gov.br / 85 3101.5554 – 8605.9501)