PPA Participativo e Regionalizado consolida-se como instrumento social de políticas públicas

17 de maio de 2010 - 13:30

Mais de 1.500 pessoas já compareceram as oficinas do Plano Plurianual Participativo e Regionalizado – PPA 2008/2011, que estão sendo realizadas em todo o Estado, com o objetivo de prestar contas a sociedade sobre a execução orçamentária regionalizada no período 2007-2009, apresentando as ações do governo em todas as região. O ciclo de oficinas já contemplou as cidades de Sobral, Acaraú, Itapipoca, Tauá, Crateús e Tianguá, com representantes de 74 municípios.

 

O processo de implantação do PPA Participativo iniciado em 2007 vem consolidando-se com um importante instrumento de controle social das políticas públicas, conforme pesquisa divulgada durante os encontros. Os dados apresentados apontam que 92,3% dos participantes das oficinas anteriores consideram que o PPA Participativo tem contribuído para o fortalecimento do controle social das políticas públicas e 88,1% responderam que a participação do processo de planejamento das ações do governo tem contribuído para melhorar sua região. Os números fazem parte da pesquisa realizada pela Secretaria de Planejamento e Gestão, Seplag, para avaliar o processo do PPA.

 

O vice-governador Francisco Pinheiro, coordenador do PPA Participativo e Regionalizado no estado, destacou a importância do processo para a construção de uma nova cultura política no Estado e para a promoção do desenvolvimento e do equilíbrio territorial. A construção da estrada Padre Cícero, foi um dos exemplos citados pelo vice-governador, para exemplificar a importância da participação da sociedade nas discussões orçamentárias. “A sociedade promoveu um debate importante sobre a obra e conseguiu pressionar o Poder Público para que fossem feitas alterações no projeto inicial atendendo reivindicações de comunidades como a de São José, que há mais de 100 anos esperavam por essa estrada”, justificou.

 

Durante as oficinas, secretários de Estado e técnicos do governo tem participado, esclarecendo a população acerca dos projetos em andamento. A programação do PPA desta semana inclui ainda o município de Limoeiro do Norte, na quarta-feira, 19, e a região do Centro Sul, em Iguatu, no dia 20.

 

17.05.2010

Assessoria de Imprensa da Vice Governadoria

Sonara Capaverde (sonaracapaverde@hotmail.com / 3101.1071)