Operação marca Dia de Combate ao Abuso e à Exploração de Crianças e Adolescentes

18 de maio de 2010 - 17:11

Nesta terça-feira (18), no Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração contra Crianças e Adolescentes, a Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus), através do Escritório de Enfrentamento e Prevenção ao Tráfico de Seres Humanos e Assistência a Vítima (EEPTSH), a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), o Juizado da Infância e da Juventude e a Polícia Militar (PM) realizam uma operação conjunta para atuar em pontos críticos de Fortaleza. A operação irá envolver cerca de 30 pessoas e terá concentração às 20 horas, na sede da Sejus.

 

De acordo com a coordenadora do Escritório de Tráfico de Seres Humanos, Eline Marques, trata-se de um trabalho preventivo que deverá abordar vários bairros da Capital cearense. “Será um trabalho de conscientização, mas caso seja feito o flagrante de crianças em alguma casa de prostituição, faremos o procedimento legal”, assegurou. A titular do Escritório solicitou para que as pessoas denunciem caso vejam alguma irregularidade e alerta para que as mulheres não caiam em armadilhas do tráfico de pessoas.

 

Saiba mais

 

No ano passado foram denunciados 15.345 casos de violência sexual contra crianças e adolescentes. Segundo dados do Disque 100, da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH) da Presidência da República, em 2009 houve 9.638 registros de abuso sexual, 5.415 de exploração sexual, 229 de pornografia e 63 de tráfico de crianças. E só nos quatro primeiros meses de 2010, já foram contabilizadas cerca de quatro mil ocorrências de violência sexual contra meninos e meninas. Para alertar sobre situação o Brasil instituiu, desde 2000, pela Lei 9.970, a data 18 de maio como Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. (Fonte: Agência Andi)

 

Serviço: A Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus) localiza-se na Rua Tenente Benévolo, 1055 – Meireles.

 

Mais informações: Escritório de Enfrentamento e Prevenção ao Tráfico de Seres Humanos e Assistência a Vítima (EEPTSH) – (85) 3454.2199

 

18.05.2010

Assessoria de Imprensa da Sejus

Valéria Barbosa (valeriabarbosa@sejus.ce.gov.br / 85 3101.2862)