Grupo interinstitucional da Copa visita ramal ferroviário Parangaba-Mucuripe

19 de Maio de 2010

O secretário Adail Fontenele, acompanhado do secretário Ferrúccio Feitosa (Esportes), do diretor presidente do Metrofor, Rômulo Fortes e diretores e técnicos de diversas instituições estaduais e municipais que integram o grupo interinstitucional que cuida dos projetos de mobilidade urbana com vistas a Copa do Mundo de Futebol em 2014, visitaram nesta quarta-feira (19) o trecho ferroviário Parangaba-Mucuripe, que deverá ser totalmente remodelado para o transporte de passageiros, inclusive para receber composições do tipo Veículos Leves Sobre Trilhos (VLTs).

 

O ramal Parangaba-Mucuripe, cujo projeto executivo, no valor de R$ 8 milhões, já foi licitado e contratado, será uma importante ligação entre o setor hoteleiro localizado na orla marítima de Fortaleza e o centro da Capital, quando de sua integração com a Linha Sul e a região de Parangaba. Atualmente a linha é somente para cargas, mas até a Copa deverá passar a transportar passageiros em VLTs. O ramal deverá ser integrado a outros ramais que passarão pelo Estádio Castelão, que sediará jogos da Copa, e pelo Aeroporto Internacional Pinto Martins.

 

Os VLTs que poderão ser utilizados naquele ramal serão movidos a óleo diesel, mesma tecnologia utilizada em países da Europa, tendo segurança, conforto e velocidade dos trens elétricos, segundo destacaram diretores do Metrofor que participaram da visita. O projeto prevê ao longo dos seus 13 km de linha remodelada, dez estações de superfície, seis passagens subterrâneas, um elevado e um viaduto ferroviário. O trecho atenderá aos bairros do Castelão, Parangaba, Aeroporto, Montese, São João do Tauape, Dionísio Torres, Aldeota, Papicu e Mucuripe.

 

19.05.2010

 

Assessoria de Imprensa da Seinfra
comunicacao@seinfra.ce.gov.br / 85 3101-3763