Centec divulga calendário de 1.552 cursos profissionalizantes de 2010

20 de maio de 2010 - 20:04

O secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, René Barreira, e o presidente do Instituto Centec, Odorico Monteiro, realizam nesta sexta-feira (dia 21), no auditório do Palácio Iracema, às 8h30, encontro com prefeitos para apresentação da programação de cursos da rede de educação profissional e tecnológica do Instituto Centec até dezembro de 2010. Será mostrado o leque de 1.552 cursos de formação inicial e continuada de trabalhadores (com duração de 60 a 120 horas) realizados pelos 33 Centros Vocacionais Tecnológicos (CVT), pelas Faculdades de Tecnologia Centec (Fatec) e quatro Centros Vocacionais Técnicos (CVTec), que vão atender 29.551 pessoas.

 

Na ocasião, será assinado convênio para o lançamento da versão digital dos Cadernos Tecnológicos, editados pela Fundação Demócrito Rocha que poderão ser baixados pela Internet no formato pdf no site www.centec.org.br. Os Cadernos constituem fontes de informação técnica na linha de ensinar a fazer, com enfoque prático de assuntos de interesse para o aprendizado de novas técnicas produtivas, o melhoramento da qualidade de produtos, o aumento da produtividade e a melhor inserção no mercado de trabalho.

 

São estes os sete títulos e autores: Produtor de biodiesel, de Expedito Parente; Produtor de mamona, de Alexandre Vieira Neto; Associativismo, de Maria do Socorro Costa, Antonio César Oliveira e Raimundo Figueiredo; Mecânica de Motos (dois volumes), de Samuel Brasil e Ivanildo Farias; Produtor de carcinicultura, de Naíde Evangalista e Carlos Araújo e Produtor de sorgo, de Carlos Alberto Pinto.

 

O Instituto Centec irá lançar também o Banco de Oportunidades, um portal na Internet que tem como objetivo promover a interação do mercado com os alunos egressos e atendidos pela rede. Pelo site, a empresa pode encontrar o profissional com o perfil que necessita e o aluno poderá colocar as suas qualificações.

 

Odorico Monteiro disse que pretende apresentar aos prefeitos o leque de ofertas de cursos, os que já estão na programação de cada município, e aqueles que a rede do Instituto poderá oferecer para atender as demandas apontadas pelas prefeituras. Todos os cursos, que são gratuitos, são oferecidos no Interior.

 

O Centec é formado por 33 CVTs que atendem cerca de 30 mil alunos por ano com cursos gratuitos de formação inicial e continuada de 60 a 400 horas de aula, duas Faculdades de Tecnologia Centec (Fatec) e quatro Centros Vocacionais Técnicos (CVTec). O Instituto Centec é uma organização social de direito privado que atua na área de educação profissional e tecnológica

 

Assessoria de Imprensa do Centec
Flamínio Araripe (marketing@centec.org.br/ 8829.9326)