Metrô do Cariri: 842 passageiros são transportados no primeiro dia de operação comercial

1 de junho de 2010

No primeiro dia de operação comercial, segunda-feira (31), o Metrô do Cariri transportou 842 passageiros. O sistema liga os municípios de Juazeiro do Norte e Crato ao longo de 13,6 quilômetros. Após seis meses de testes, o serviço começou a operar de segunda a sexta-feira, das 6 horas às 19 horas; e aos sábados das 6 horas às 14 horas. O valor da passagem é R$ 1,00.

A previsão é que aproximadamente 1.200 passageiros sejam transportados por dia. Na operação comercial, serão ao todo 46 viagens por dia de segunda a sexta-feira e 30 viagens aos sábados. O sistema começou a operar com sete estações: Crato, Padre Cícero, Muriti, São José, Antônio Vieira, Teatro e Juazeiro do Norte. A previsão é que a Estação Fátima fique pronta até o fim de junho. O percurso de Juazeiro do Norte a Crato é feito em 30 minutos.

O sistema é operado com dois veículos leves sobre trilhos (VLTs), cada um com dois carros. O equipamento oferece ao usuário conforto e segurança, pois possui ar-condicionado, capacidade para 330 passageiros, sendo 230 em pé e 100 sentados; acentos preferenciais e local destinado a cadeirantes; e comunicação visual e sonora.

O Metrô do Cariri é o primeiro projeto do Governo do Ceará de requalificação do transporte ferroviário de passageiros no interior do Estado. É um benefício para toda a região do Cariri, pois vai fomentar o desenvolvimento local a partir da ligação de importantes pólos geradores de viagens, como universidades, comércio, escolas, indústrias. O serviço também vai estimular o turismo, que tem um calendário diversificado com atrações como a Exposição Agropecuária do Crato (Expocrato) e as festas religiosas em homenagem a Padre Cícero, em Juazeiro do Norte.

 

01.06.2010

Assessoria de imprensa do Metrô de Fortaleza

Viviane Lima (viviane@metrofor.ce.gov.br – 3101.7183 ou 8724.2147)