Hospital de Messsejana aguarda credenciamento do Ministério para transplante de pulmão

2 de junho de 2010 - 20:52

Nesta sexta-feira, 4 de junho, a partir das 14h30min, a Equipe do Transplante de Pulmão do Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes, coordenada pelo cirurgião torácico Antero Gomes Neto, realiza o I Workshop de Transplante de Pulmão.

 

O Hospital de Messejana está em fase de credenciamento pelo Ministério da Saúde (MS) para realizar o procedimento. Durante o Workshop, a instituição receberá a segunda e última visita da Câmara Técnica de Transplante de Pulmão do Ministério da Saúde, através do cirurgião torácico José Camargo, pioneiro na realização deste tipo de transplante, que aconteceu pela primeira vez em 1989, na Santa Casa, em Porto Alegre. Camargo vai avaliar se o Hospital está estruturado para realizar o transplante de pulmão. Para Antero Gomes Neto, o HM tem todas as condições para adquirir o credenciamento. “Além de profissionais altamente capacitados, temos que levar em consideração as experiências exitosas no transplante cardíaco, realizado há mais de 12 anos pelo Messejana, revelou.

 

Durante a primeira visita da Câmara Técnica, realizada no início de maio, o Hospital de Messejana recebeu parecer favorável do médico Paulo Pego. As indicações, resultados e o manuseio das complicações do transplante de pulmão serão alguns dos temas vistos no evento.

 

Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes

 

O Hospital de Messejana é uma unidade terciária especializada no diagnóstico e tratamento de doenças cardíacas e pulmonares, dispondo de todos os procedimentos de alta complexidade nestas áreas e destacando-se no transplante cardíaco de adultos e crianças.  A instituição é gerenciada pela Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (SESA) e atende pacientes dos 184 municípios do Ceará e das regiões Norte e Nordeste do país.

 

02.06.2010

Assessoria de Imprensa do Hospital de Messejana

Stella Magalhães (stella@hm.ce.gov.br / 85 3101.4092)