Governos e sociedade mobilizam-se contra as drogas

16 de junho de 2010 - 12:40

A partir do próximo dia 19, órgãos estaduais, sociedade civil organizada e a população em geral reforçam suas ações contra o uso de drogas no Ceará durante a XII Semana Estadual Sobre Drogas. A solenidade de abertura acontece a partir das 9 horas no auditório da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), contando com a presença do titular da SSPDS, Roberto Monteiro, e demais autoridades.

 

Durante a abertura estão previstas, entre outras atividades, a entrega do Diploma do Mérito pela Valorização da Vida a pessoas físicas e jurídicas que contribuem na solução da problemática das drogas. O titular do Conselho Estadual de Políticas Públicas Sobre Drogas (Cepod), Hermann Normando, também lembra que será entregue, durante a abertura da semana, a proposta da minuta da Política Estadual Sobre Drogas, além da sugestão de criação da Secretaria Estadual de Políticas Sobre Drogas.

 

A semana segue com programações em todo o Estado até o dia 26 de junho. Durante o período estão previstas uma caminhada na avenida Beira-Mar no dia 20, domingo, saindo do Clube do Náutico às 8 horas; palestras de prevenção ao uso de drogas em escolas, como a que acontece no colégio Iolanda Queiroz (vide anexo de atividades); passeatas e campanhas em municípios do Interior, como Almofala e Itarema realizados pela Coordenadoria de Defesa Social (Cods); blitz com distribuição de panfletos na avenida Dedé Brasil; além de incinerações de drogas, que serão realizadas pelas polícias civil e federal (vide anexo de atividades).

 

O coordenador do Cepod, Hermann Normando, lembra que a XII Semana Estadual Sobre Drogas acontece paralelamente com a semana nacional. “O principal objetivo da semana é fomentar na sociedade a discussão sobre a prevenção, o tratamento e  o combate às drogas no Estado. Há muito é um problema que saiu da esfera exclusiva da Polícia e que necessita ser tratado em conjunto por todos. Não podemos perder esta batalha”, destaca Hermann.

 

Serviço:

 

O lançamento da Semana Estadual Sobre Drogas acontece sábado (19) a partir das 9 horas no auditório da SSPDS, localizado na avenida Bezerra de Menezes, 581, São Gerardo.

 

Saiba mais:

 

Participam do Cepod 23 conselheiros entre representantes de secretarias, órgãos governamentais e entidades, como Secretaria da Saúde (Sesa), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e o Desafio Jovem do Ceará.

 

O Cepod foi instituído pela Lei Estadual nº 14.217 do ano de 2008 e faz parte do Sistema Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas (Sised), que supervisiona atividades de prevenção e repressão ao tráfico, ao uso indevido e à produção não autorizada de substâncias que causem dependência seja física ou psíquica.

 

Os eventos que acontecem durante a semana são organizados pelos órgãos e entidades que compõem o Cepod, além de outras atividades de membros não ligados ao conselho, mas que realizarão atos contra as drogas durante o período.

 

PROGRAMAÇÃO

 

12ª SEMANA ESTADUAL SOBRE DROGAS

19 A 26 DE JUNHO DE 2010

 

PROGRAMAÇÃO

DIA 19.06.2010

Às 9h – Solenidade de abertura no auditório da Secretaria da Segurança e Defesa Social/SSPDS – Avenida Bezerra de Menezes, 581 – São Gerardo – Fortaleza.Ceará – Participação das autoridades e convidados.

1 – Entrega do Diploma do Mérito pela Valorização da Vida – patrocinado pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas – SENAD.

Homenageados: Pessoas físicas:

Dr. José Maria Pontes, Presidente do Sindicato dos Médicos – Dr.Luiz Gastão Bittencourt da Silva – Presidente do Sistema FECOMÉRCIO/SESC/SENAC/IPDC.

Pessoas jurídicas:

Comunidades Terapêuticas: Comunidade Católica Shalon (João Edson Oliveira Queiroz) e Sociedade de Fé Esperança e Caridade (Lázaro Mateus de Alencar).

2 – Entrega ao Exmº Senhor Secretário da Segurança Pública e Defesa Social – SSPDS, da minuta da Política Estadual sobre Drogas e do ofício  com a proposta de criação da Secretaria Estadual de Políticas sobre Drogas – SEPOD,

 

3. Entrega de Certificados – CCDS- DIPRE/POLÍCIA CIVIL

  1. Apresentação de Curso Dependência Química – Departamento de Assistência Médica e Psicossocial – DAMPS/POLÍCIA CIVIL

     

5. Distribuição de panfletos informativos sobre prevenção às drogas – SSPDS

6 – Apresentação do grupo de capoeira cordão de ouro – SFEC-Sociedade de Fé Esperança e caridade, no pátio da SSPDS.

 

DIA 20.06.2010

1. Às 8h – Caminhada pela vida – Avenida Beira-Mar em frente ao Clube Náutico –        coordenação da CAACE/0AB-CE.

2. Às 10h – Apresentação com helicópteros da CIOPAER/SSPDS na Avenida Beira Mar.

3. Ás 9h – Exposição monitora sobre uso indevido do álcool e outras drogas ? Local: SESC Iparana – Coordenação do SESC.

  1. Eventos programados pelas instituições, órgãos público-privados e a sociedade em geral. Obs. COPA DO MUNDO às 13.30h

DIA 21.06.2010

1.      Workshop – no Shopping Benfica – DESAFIO JOVEM.

2.      Semana Municipal sobre Drogas em ITAREMA/ Coordenada pela Coordenadoria de Defesa Social – CODS/ Pró-Cidadania, com colaboração do POERD/Polícia Militar e parceria da Prefeitura Municipal de Itarema/Morrinhos e Jijoca. Eventos: abertura da Semana Municipal das Drogas, palestras, vídeo e filmes.

3.      Implantação do Programa Educacional de Resistência à Droga e à Violência -PROERD no Município de Itarema, com palestras e outras atividades.

4.      Palestra sobre drogas no Colégio Edith Braga – Bairro Aerolândia – COMPANHIA DE POLÍCIA MILITAR AMBIENTAL.

5.      Oficinas de Prevenção a Violência e ao uso Indevido de Drogas – COMB /Jovens Bombeiros Voluntários – DIVISÃO DE PROTEÇÃO AO ESTUDANTE/DIPRE. POLÍCIA CIVIL.

6.       Exposição de Filme educativo – SFEC – Sociedade de Fé Esperança e caridade, na sede da entidade no Bairro Jacarecanga.

7.      Palestras, divulgação de trabalho, distribuição de folders e testemunhos – Local: Câmara Municipal de Caucaia/CE. Dias 21 a 25. Coordenação ARQUIDIOCESE DE FORTALEZA / PASTORAL DA SOBRIEDADE.

8.      Abertura da Semana Municipal de Prevenção à Violência e Combate ao abuso e tráfico de drogas ilícitas, coordenada pelo COMAD do município de EUSÉBIO/CE – Lançamento da campanha municipal com o tema: Neste São João, paz sim, drogas não.

9.      Às 8h – apresentação vídeos e roda de conversa sobre álcool outras drogas – SESC/IPARANA.

10.  Às 8h – Oficina sobre álcool e outras drogas – SESC/FORTALEZA.

11.  Projeto SESC Saúde na Empresa – Tema do mês: Prevenção ao uso indevido de drogas- Coordenação do SESC.

12.   Eventos programados pelas instituições, órgãos público-privados e a sociedade em geral .

DIA 22.06.2010

1. Semana Municipal sobre Drogas em Itarema – CODS/PROERD – passeata, palestras e filme em Amofala, Garguê e Lagoa Seca.

2. Futebol de campo – SFEC – na sede da entidade no Bairro Jacarecanga.

3. Palestra sobre drogas no Colégio Estado do Pará – Bairro Aerolândia – COMPANHIA DE POLÍCIA MILITAR AMBIENTAL.

4.Palestra de Prevenção a Violência e ao Uso Indevido de Drogas – EEIF Professor César Campelo/Fortaleza – DIVISÃO DE PROTEÇÃO AO ESTUDANTE/DIPRE.

5. Oficinas de Prevenção a Violência e ao uso Indevido de Drogas – COMB /Jovens Bombeiros Voluntários – Fortaleza – DIVISÃO DE PROTEÇÃO AO ESTUDANTE/DIPRE. POLICIA CIVIL.

6. Circuitos de Palestras -Prevenção ao uso de Drogas – nas Escolas Públicas Municipais e Estaduais – DESAFIO JOVEM.

7. Jantar beneficente (Divulgação do Projeto Volta Israel e sensibilização sobre a epidemia do uso de drogas).

8. Campanha – Troque seu cigarro por uma vida saudável – SESC/Centro

9. Diplomação das crianças do PROERD turma 2010.1 – Palestra do Prof. Francisco Austregésilo coordenador do PROERD/PMCE. Apresentação de peça teatral do grupo de crianças do PROERD/Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Eusébio/CE.

10. Eventos programados pelas instituições, órgãos público-privados e a sociedade em geral .

DIA 23.06.2010

1.      Palestras e filmes informativos nas Escolas do município de Itarema – CODS/SSPDS-PMI

2.      Palestra sobre drogas no Colégio Iolanda Queiroz -Bairro Aerolândia – COMPANHIA DE POLÍCIA MILITAR AMBIENTAL.

3.      Oficinas de Prevenção a Violência e ao uso Indevido de Drogas – COMB /Jovens Bombeiros Voluntários – DIVISÃO DE PROTEÇÃO AO ESTUDANTE- DIPRE- POLÍCIA CIVIL.

4.      Palestra de Prevenção a Violência e ao Uso Indevido de Drogas – EEIEF Pedro Laurino de Oliveira/ Município de Caucaia – DIVISÃO DE PROTEÇÃO AO ESTUDANTE/DIPRE/ POLÍCIA CIVL.

5.      Blitz com distribuição de panfletos na Avenida Dedé Brasil com Germano Frank – DESAFIO JOVEM.

6.      Às 13h entrevista na Rádio Cidade – Programa Cidade Alerta, apresentadores Ageu Costa e João Oliveira – Presidente do CEPOD.

7.      Caminhada na cidade de Eusébio, percorrendo ares de risco e distribuindo panfletos – Coordenação COMAD/EUSEBIO.

8.      Oficina sobre álcool e outras drogas – Coordenação SESI

9.      Eventos programados pelas instituições, órgãos público-privados e a sociedade em geral .

DIA 24.06.2009

1.      Às 8h30 abertura do Dia D de Combate às Drogas – promovido pela SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DO CEARÁ – Local: Auditório da SEFOR/SEDUC – Apresentação de Teatro na Escola Estadual Cristo Redentor – Palestra sobre Drogas proferida pelo Promotor Dr. Francisco Edson de Sousa Landim – Lançamento do livro – A Violência nas Escolas Como Prevenir e Corrigir? – Experiências das Escolas Municipais São Raimundo, Monsenhor Linhares e Cristo Reis.

2.      Pinturas em muros pelo grupo Jovens do Bem e palestras no município de Itarema – CODS/SSPDS-PMI

3.      Às 8h no auditório da SSPDS- Seminário –Tratamento da Dependência Química em Comunidades Terapêuticas: Uma Alternativa Viável? – Coordenação do DESAFIO JOVEM.

4.      Palestra sobre prevenção as drogas – SFEC-Sociedade de Fé Esperança e caridade.

5.      Palestra sobre drogas no Colégio Jenny Gomes – Bairro Aerolândia – COMPANHIA DE POLÍCIA MILITAR AMBIENTAL.

6.      Palestra sobre drogas no Colégio Santos Dumont – Bairro Aerolândia – COMPANHIA DE POLÍCIA MILITAR AMBIENTAL.

7.      Lançamento do Plano de Ação de Prevenção a Violência e ao Uso de Drogas – Município de Paracuru – DIVISÃO DE PROTEÇÃO AO ESTUDANTE/DIPRE/ POLÍCIA CIVL.

8.      Mesa redonda – Não jogue com a vida, chute a droga – Centro Pastoral Maria Mãe da Igreja (Rua Rodrigues Júnior, 300) – Coordenação Pastoral da Sobriedade.

9.      Passeata das crianças Proerdianas – PROERD/ COMAD/EUSÉBIO.

10.  Palestra e exibição de vídeos sobre drogas – Colégio da Polícia Militar ? SESC.

11.  Eventos programados pelas instituições, órgãos público-privados e a sociedade

DIA 25.06.2010

1.      Palestras e filmes em Escolas no município de Itarema – CODS/SSPDS-PMI.

2.      Apresentação sobre tema Drogas – Grupo Muzenza – Município de Caucaia. DIVISÃO DE PROTEÇÃO AO ESTUDANTE/DIPRE/ POLÍCIA CIVL.

3.      Gincana – arrecadação de alimentos – SFEC.

4.      Palestra e exibição de vídeos sobre drogas – Escola Educar SESC.

5.      Campanha – Troque seu cigarro por uma vida saudável – SESC-Fortaleza.

6.      Eventos programados pelas instituições, órgãos público-privados e a sociedade em geral.

Obs. COPA DO MUNDO às 11hs

DIA 26.06.2010

1.      Encerramento das atividades (SSPDS)

2.      Queima de Drogas pela Policia Federal.

3.      SFEC – Testemunho de ex-usuários.

4.      Corrida Rústica, entrega de prêmios em Itarema – CODS/PROERD/PMI.

5.      Blitz – Dia Internacional de Combate às Drogas – Terminais de Parangaba e Papicu – DESAFIO JOVEM.

6.      Ato show com louvor e adoração (Testemunho de dependentes químicos em recuperação e de Tutores que trabalham em entidades terapêuticas) – Local: Anfiteatro de Caucaia/CE.

7.      Eventos programados pelas instituições, órgãos público-privados e a sociedade em geral.

8.      Às 18h30 ARRAIÁ JUNINO – Pátio interno da SSPDS – para funcionários e parentes.

 

EVENTOS DIVERSOS – referentes à Semana Estadual sobre Drogas:

1.      SECRETARIA DA EDUCAÇÃO – desenvolverá diversas ações referentes à prevenção às drogas, entre elas: lançamento de Kits Cartilhas com diversos temas referentes às drogas; Projetos Pedagógicos alinhados às Diretrizes Curriculares aos princípios de prevenção do uso indevido de drogas; contatos com escolas estaduais e municipais com objetivo de pesquisa sobre drogas.

2.      ASSEMBLÉIA DE DEUS TEMPLO CENTRAL coordenará a Cruzada Vitoriosa ? Sim pra Jesus não para as drogas – Evento (palestras, atividades artísticas, teatro, filmes, e outras) a ser realizado no Município de Amontada. CE ? de 27/6 a 04/7 de 2010;

3.      SOCIEDADE DE FÉ, ESPERANÇA E CARIDADE – SFEC – Centro Espírita Fé, Esperança e Caridade – Resgatando Vida – Crema – Sozinho nunca mais – realizará atividades diversas.

4.      COMUNIDADE CATÓLICA SHALON – eventos diversos (Mesa redonda: Dependência Química e Sentido de Vida – Peças teatrais – Jantar Beneficente: divulgação do Projeto Volta Israel) realizado desde o 1º dia de junho.

5.       ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA – Conselho de Altos Estudos Estratégicos e Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Estado do Ceará – INESP, com programação de atividades desenvolvidas pelo projeto – PACTO PELA VIDA.

6.      DIVISÃO DE PROTEÇÃO AO ESTUDANTE/DIPRE/ POLÍCIA CIVIL, realizará eventos durante todo o mês de junho em várias escolas no Município de Fortaleza e outros do Estado.

7.      COORDENADORIA DE DEFESA SOCIAL – CODS/SSPDS – PRÓ-CIDADANIA, com colaboração do POERD/Polícia Militar e parcerias das Prefeituras Municipais de Itarema/Morrinhos e Jijoca, desenvolverá ações referentes ao Projeto Correndo para a Vida e eventos referentes à implantação do PROERD, concurso, palestras, passeata, amostra de fotos, teatro, panfletagem e entrega de prêmios às crianças vencedoras do Concurso.

8.      PROERD – POLÍCIA MILITAR – realizará eventos durante o mês de junho em várias escolas dos municípios de Fortaleza, Maracanaú, Caucaia, Itarema, Eusébio, Iguatu, Ipu, São Benedito, Ibiapina, Ubujara, Sobral, Juazeiro do Norte e Crato.

9.      Dia 02.07.2010 – PROERD – Formatura dos alunos do Programa Educacional de Resistência à Droga e à Violência – PROERD – das Escolas Municipais de Ensino Infantil e Fundamental Professora Belarmina Campos, José Dias Macedo, São Rafael e Maria Odnifra  Cruz Moreira.

10.  DELEGACIA DE NARCÓTICOS – DENARC/POLÍCIA CIVIL – às 09h30 do dia 18 de junho, realizará queima de drogas apreendidas. A incineração ocorrerá na Cerâmica Campo Maior, BR 222, KM 12, Caucaia-CE.

11.  ARQUIDIOCESE DE FORTALEZA – a Pastoral da Sobriedade realizará vários eventos durante a semana estadual.

12.  SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL – por suas Coordenadorias de Proteção Social Especial (Centro Educacionais e Abrigos) e de Proteção Básica, promoverá durante toda semana várias ações de caráter preventivo, palestras, oficinas, filmes, debates.

13.  ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL/CE – através da CAACE promoverá a Caminhada pela Vida na Avenida Beira Mar e atendimento ao público, verificando a pressão arterial e outras ações de saúde.

14.  MARINHA DO BRASIL – palestras no âmbito interno, direcionada aos militares mais jovens, com o cunho educativo sobre os males que acomete às drogas, na saúde e na degradação econômica e social.

15.  CONSELHO MUNICIPAL DE POLÍTICAS SOBRE DROGAS-COMAD – Prefeitura de JUCÁS/CE – apresentação de filmes, palestras, oficinas e aula inaugural do PROERD/PM- Diagnóstico sobre drogas. Criação.

16.  FECOMÉRCIO/SESC: realizará diversos eventos durante a semana.

 

16.06.2010

Assessoria de Imprensa da SSPDS

Marcos Cavalcante (ascom@sspds.ce.gov.br / 85 3101.6518)