Semace realiza solenidade de posse dos servidores concursados

21 de junho de 2010 - 13:00

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) promoverá nesta terça-feira (22), às 9h, no auditório Régia Nântua da autarquia, solenidade de posse dos aprovados no concurso para cargos em gestão ambiental. Durante o evento, os empossados se reunirão no estacionamento da instituição para hasteamento da bandeira e execução do hino nacional pela banda da Polícia Militar. Na ocasião, autoridades e colaboradores da Semace estarão presentes.

A chegada dos colaboradores vai fortalecer a atuação do órgão, agilizando os processos de licenciamento e fiscalização e permitindo que a autarquia esteja mais presente em todo o Estado. O concurso foi instituído pela lei estadual nº 14.344, de 07 de maio de 2009, que cria a carreira de gestão ambiental e os respectivos cargos.

No início da atual gestão, em junho de 2009, a superintendente da Semace, Lúcia Teixeira, deu prioridade à realização do concurso e o edital foi publicado em setembro do mesmo ano. Ela ressalta que a criação da carreira na área ambiental no Governo do Estado vai dar mais robustez ao trabalho de fiscalização da Semace. “Vai ter um incremento no fluxo de processos de licenciamento. Além disso, temos a meta de tornar a fiscalização uma rotina da autarquia”, informa a superintendente.

Funções dos novos servidores

O gestor ambiental vai contribuir para a formulação de políticas, gestão do uso de recursos naturais, desenvolvimento e acompanhamento de programas da Semace e Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam), entre outras funções. O fiscal será responsável pela execução das políticas ambientais, lidando diretamente com licenciamento e auditoria, monitoramento, controle da qualidade ambiental, ordenamento dos recursos florestais e conservação de ecossistemas. Já o procurador autárquico, carreira da área de Direito, vai atuar na representação judicial da autarquia. Conforme o edital, as graduações dos concursados foram nas áreas ambientais e também em Engenharia Agronômica, Geografia, Tecnologia em Processos Químicos, Engenharia Civil, Economia, Turismo, Sociologia, Administração etc. O salário inicial será de R$ 1.641,72, mais gratificação de até 100%, para a carga horária de 40 horas semanais.

Um ano de gestão

No mesmo dia, terça-feira (22), a Semace comemora um ano de gestão da superintendente Lúcia Teixeira. Ao longo desse período, a autarquia tem trabalhado visando o desenvolvimento sustentável do Estado do Ceará, bem como para a preservação do meio ambiente e das unidades de conservação (UCs). Dentre as ações desenvolvidas pela instituição, destacam-se: licitação para construção de novos escritórios regionais da Semace nas UCs; cercamento do Parque do Cocó; poligonal do Parque do Cocó sugerida ao Governador; conscientização sobre o uso e comércio indevido de agrotóxicos; reativação do projeto de educação ambiental Sala Verde etc. Para este ano também estão previstos a implantação da Coordenadoria de Fiscalização (Cofisc) e do novo sistema de agendamento eletrônico dos licenciamentos e autorizações ambientais no Ceará.

Serviço: Solenidade de posse do servidores concursados da Semace
Data: 22 de junho (terça-feira)
Local: Auditório Régia Nântua (Rua Jaime Benévolo, 1400 – Bairro de Fátima)
Horário: 9h

21.06.2010
Assessoria de Comunicação da Semace
Luzia Brito (3101-5554)