Uece lança Observatório de Violência contra Mulher

22 de junho de 2010 - 12:49

O Grupo de Pesquisa Gênero, Família e Geração nas Políticas Públicas Sociais da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e o Conselho Cearense dos Direitos da Mulher lançam o Observatório de Violência Contra a Mulher (Observem). O evento será realizado nesta quarta-feira (23), às 9h, no Auditório Paulo Petrola, no Campus do Itaperi e contará com a presença do reitor da Universidade, Assis Araripe.

Fazendo parte da programação do lançamento do Observem, acontecerá o Seminário com o tema “Monitoramento e Prevenindo a Violência contra Mulher” com palestra da Gerente de Projetos da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, do Governo Federal, Taís Cerqueira.

Segundo Taís, existe o compromisso do presidente Luís Inácio Lula da Silva em aprovar o Projeto de Lei que dispõe sobre a criação do Ministério das Mulheres. “Com um ministério voltado especialmente para criação de políticas de  proteção e garantia dos direitos das mulheres nós teremos muito mais segurança de cobrar o cumprimento deles”, afirma.

Segundo levantamento dos registros, 91% das mulheres agredidas moram em zonas  
urbanas e apenas 45% dependem financeiramente dos agressores. “Isso desmistifica a velha história de que as mulheres que sofrem violência geralmente são dependentes dos companheiros e, por isso, suportam as agressões por algum tempo até encontrar forças para denunciar”, enfatiza Taís Cerqueira.

A Secretaria Especial trabalha embasada pela Convenção de Belém do Pará, desde 1994, que defende a mulher contra a violência física, doméstica, moral, sexual, patrimonial, psicológica, institucional, assédio sexual e ao tráfico de mulheres, com dimensão da política de  
prevenção, assistência, combate, garantia de direitos, rede de atendimento em conjunto com as parcerias de diversos ministérios, visando segurança, saúde e assistência social. Judicialmente, já são 15 defensorias especializadas espalhadas pelo país, 131 Centros de Referência e 63 varas adaptadas.

22.06.2010

Assessoria de Imprensa da UECE
Fátima Serpa (mfserpa@uece.br 85 3101.9605)