STDS realiza capacitação para técnicos dos CRAS de 184 municípios

7 de julho de 2010 - 03:00

A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), em parceria com prefeituras municipais, realiza nesta quinta (8) e sexta-feira (9), oficina de capacitação para funcionários dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). A atividade é uma ação do Plano de Acompanhamento e Monitoramento da Coordenadoria de Proteção Social Básica e Segurança Alimentar, da STDS, cuja finalidade é garantir a melhoria do atendimento aos usuários por meio de serviços, benefícios, programas e projetos.

 

Em todo o Ceará, existem 259 CRAS. Participam da capacitação um técnico de cada unidade e um técnico da gestão municipal de cada uma das 184 cidades do Estado. Os municípios foram divididos em três grupos. Os dois primeiros já concluíram o curso no mês passado. Nesta quinta e sexta-feira, participam da qualificação 64 municípios. O objetivo é fortalecer a Política Nacional de Assistência Social nos municípios e garantir a ampliação das competências dos técnicos dos CRAS.

 

CRAS

O CRAS é uma unidade pública da política de assistência social, de base municipal, integrante do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), localizado em áreas com maiores índices de risco social, destinado à prestação de serviços e programas socioassistenciais de proteção social básica às famí\lias e indivíduos, e à articulação destes serviços no seu território de abrangência, e uma atuação intersetorial na perspectiva de potencializar a proteção social.

O público-alvo dessas unidades é formado por pessoas em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza, privação ou ausência de renda, acesso precário ou nulo aos serviços públicos, com vínculos familiares e comunitários fragilizados e vivenciam situações de discriminação etária, étnica, de gênero ou por deficiências, entre outros.


Serviço:

Data: 8 e 9 de julho

Horário: 7 às 18 horas

Local: Ponta Mar Hotel – Av. Beira Mar, 2200

 

07.07.2010

 

Assessoria de Imprensa da STDS

Carlos Eugênio ( imprensa@stds.ce.gov.br / 85 3101.2099)