Hospital Regional do Cariri: obras avançadas

9 de julho de 2010 - 20:17

A construção do maior hospital público do sul do Ceará está bem perto de ser concluída. Com as obras de acabamento 90% já realizadas, a previsão é que  até novembro tudo esteja pronto. Após a conclusão das obras, o Hospital Regional do Cariri (HRC) receberá os equipamentos para começar a funcionar.

O Governo do Estado está investindo R$ 66 milhões e 400 mil nas obras e mais R$ 31 milhões e 230 mil na aquisição de equipamentos. Os recursos são 100 por cento do Tesouro do Estado. O HRC é um hospital de grande porte, com foco no atendimento de urgência e emergência, com serviços de média e alta complexidade. Terá 209 leitos, sendo 174 leitos nas enfermarias, 20 leitos de Unidade de Terapia Intensiva para adultos e 15 leitos para cuidados semi-intensivos.

Localizado em Juazeiro do Norte, o mais novo hospital é o primeiro da rede pública estadual no interior, vai garantir assistência especializada a uma população de 1.366.709 habitantes de Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Icó, Iguatu e Brejo Santo. O HRC fará atendimento em cirurgia geral, clínica médica, traumo-ortopedia, neurologia, cirurgia plástica, cirurgia buco-maxilo-facial, cirurgia vascular, cardiologia, proctologia, gastroenterologia, urologia, oftalmologia e mastologia. A estrutura do centro cirúrgico terá quatro salas para procedimentos de médio e grande porte e quatro salas para hospital-dia cirúrgico.

 

Ressonância magnética e tomografia computadorizada na própria região

 

Os serviços de apoio diagnóstico e terapêutico vão dispor de radiologia geral, ultrassonografia geral e intervencionista, endoscopia digestiva e respiratória, tomografia computadorizada, ressonância magnética, eletrocardiograma, ecocardiografia, eletroencefalograma, litotripsia, mamografia, laboratório de patologias clínicas e anatomopatologia e agência transfusional. Haverá também os serviços de farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, psicologia, terapia ocupacional, serviço social e ouvidoria.

O Hospital Regional do Cariri terá gestão de uma organização social, mesmo modelo de gestão do Hospital Waldemar Alcântara, que funciona na capital, com recursos do governo do Estado. Trabalharão no novo e maior hospital público do Cariri, 1.100 profissionais, entre pessoal de nível médio e superior. São estimados 342 médicos nas diversas especialidades. O HRC também desenvolverá atividades de ensino e pesquisa, contribuindo para a formação de recursos humanos na área de Saúde em nosso Estado.

 

09.07.2010

 

Assessoria de Imprensa da Sesa:

Selma Oliveira (soliveira@sesa.ce.gov.br – 85. 3101.5220)