Secretaria da Saúde recebe 7 ambulâncias novas para expansão do Samu

14 de julho de 2010 - 12:23

A Secretaria da Saúde do Estado recebe nesta quarta-feira (14), sete ambulâncias novas para dar início à expansão do Serviço deAtendimento Móvel de Urgência – Samu 192. Quatro projetos da Sesaestão no Ministério da Saúde para a universalização do Samu/192 noCeará. Como Fortaleza tem o Samu próprio, os projetos da Sesa ampliamo serviço para os demais 183 municípios do Estado. Para auniversalização do serviço, estão previstas 142 ambulâncias, entreunidades de suporte básico e UTI móveis.

 

Os projetos de universalização do serviço preveem a expansão dacobertura do Samu Litoral Leste, da rede estadual, de 14 para 41municípios e a regionalização do Samu de Sobral, com cobertura de 61municípios. Serão implantados o Samu regional de Canindé, abrangendo32 municípios, e o Samu regional do Cariri, cobrindo 49 municípios.Após a chegada das sete ambulâncias, a Secretaria da Saúde definirá emque locais as novas unidades serão utilizadas.

 

Desde 2009, o governo federal distribuiu 1.100 unidades do Samu/192 deum total de 2.312 adquiridas – a maior compra já feita peloMinistério. Com esta compra, a frota nacional do Samu/192 mais quedobrará, totalizando 3.800 unidades. A previsão é que todos osveículos sejam entregues até o fim do ano. As 1.488 ambulâncias quehoje circulam no país atingem 55,2% da população. O reforço asseguradopelo governo federal permitirá que o serviço alcance 162,7 milhões debrasileiros – mais de 80% da população. O investimento na aquisiçãodas novas ambulâncias foi de R$ 256,4 milhões.

 

O Samu faz parte da Política Nacional de Urgências e Emergências eajuda a organizar o atendimento na rede pública prestando socorro àpopulação em casos de emergência, quando acionado pelo telefone 192. Oatendimento de urgência e emergência é realizado em qualquer lugar:residências, locais de trabalho e vias públicas, contando com asCentrais de Regulação, profissionais de saúde e veículos de salvamento.

 

O serviço realiza atendimentos de naturezas diversas, como a vítimasde acidentes de trânsito, de ferimentos por arma de fogo, deferimentos por armas brancas, de quedas, de choque elétrico, deafogamento e de intoxicação. Atende, ainda, pacientes vítimas deinfarto agudo do miocárdio, de AVC (Acidente Vascular Cerebral) ecrises convulsivas e realiza atendimento pré-hospitalar de pacientescom insuficiência cardíaca e crise diabética.

 

O Samu também é acionado para a realização de atendimentopré-hospitalar de casos gineco-obstétricos, como trabalho de parto eaborto; atua no atendimento médico pré-hospitalar de urgênciaspsiquiátricas; efetua transferências hospitalares de pacientes gravesque necessitam de remoção em UTI móvel entre os municípios.

 

14.07.2010

 

Assessoria de Imprensa da Sesa

Selma Oliveira (soliveira@saude.ce.gov.br (85) 3101-5220)