STDS e Marisol formam mais 28 jovens em costura industrial

27 de julho de 2010 - 14:13

Mais 28 jovens que cumprem medidas socioeducativas no Centro Educacional Cardeal Aloisio Lorscheider (CECAL), formam-se amanhã, 28, novos costureiros industriais, profissionais prontos para serem absorvidos pelo mercado de trabalho. Os jovens fazem parte da 9º turma de aprendizes de costura industrial. O curso é uma parceria ente o projeto Primeiro Passo, coordenado pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) e a Marisol. Desde 2006, quando a empresa firmou parceria com a STDS, 235 jovens já participaram de cursos de costura industrial no CECAL.

 

O jovem é contratado por até doze meses, período em que realiza atividades práticas de costura industrial sob supervisão da equipe de funcionários da própria empresa, participa de aulas sobre cidadania e mundo do trabalho, ministradas através de parceria com o Instituto CENTEC e acompanhadas pela equipe multidisciplinar (assistente social, pedagoga e psicóloga) da STDS. Por meio de convênios com empresas privadas, atualmente, estão sendo capacitados, ao todo, 73 jovens com suas carteiras assinadas como aprendizes pelas empresas Marisol, Pena Surf Wear, D’Lady e Metal Mecânica Maia.

 

Nas unidades, todos os adolescentes desenvolvem, ainda, atividades lúdicas, esportivas, culturais e religiosas, além de receberem completa assistência psicológica, orientação e acompanhamento de doenças sexualmente transmissíveis (DST/AIDS), de saúde geral e odontológica.

 

Projeto Primeiro Passo

O Primeiro Passo objetiva a inclusão social e ampliação do acesso dos jovens ao emprego. Coordenado pela STDS, o projeto atua na preparação da classe juvenil, através de cursos profissionalizantes nas áreas de serviços, turismo e administração. Os jovens da capital e do interior são qualificados em três linhas de ação: Jovem Bolsista, Jovem Aprendiz e Jovem Estagiário.

 

O projeto é uma ação que garante ao jovem, na faixa etária de 16 a 21 anos, a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho.

 

Serviço:

Data: 28.07.10 (quarta-feira)

Horário: 9 horas

Local: CECAL – Rua Ipaumirim, 830, Planalto Ayrton Senna

 

27.07.2010

 

Assessoria de Comunicação da STDS

Carlos Eugênio Saraiva (imprensa@stds.ce.gov.br/ 3101.2089)