Arce fiscaliza qualidade da água

30 de julho de 2010 - 20:18

Para obter um diagnóstico sobre as condições técnico-operacionais e a qualidade de atendimento no sistema de abastecimento de água, a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará – Arce, fiscaliza mais oito municípios cearenses. As primeiras avaliações serão de 2 a 6 de agosto, em Frecheirinha e Mucambo.

 

Em seguida, de 9 a 13,  será a vez dos municípios de Novo Oriente e Quiterianopólis.  De 16 a 20 de agosto, os técnicos avaliarão os sistemas de abastecimento de água de Senador Pompeu e Piquet Carneiro e para finalizar, de 23 a 27 de agosto, a equipe da Arce estará em Várzea Alegre e Granjeiro.

 

Além de beneficiar diretamente à população, os resultados obtidos a partir da fiscalização serão utilizados para o cálculo do indicador de conformidade da qualidade da água (Water Quality Compliance Ratio – IRVF) do programa Swap II. O referido programa é resultado da parceria entre o Banco Mundial e Governo do Estado do Ceará e tem como objetivo acompanhar o desempenho da qualidade da água distribuída pela Cagece.

 

Para que a população sinta-se segura com relação à qualidade da água consumida, a Agência Reguladora atua, desde 2001, na regulação e fiscalização dos serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário Cagece. No total, são 148 municípios cearenses submetidos à atividade reguladora exercida pela Arce e que podem passar por auditorias técnicas, sejam elas sistemáticas ou periódicas. Cabe também à Agência, julgar e mediar conflitos entre usuários e a concessionária; regular e analisar propostas de reajuste, inclusive com revisão tarifária, entre outras ações. No caso de Fortaleza, embora seja atendida pela Cagece, a fiscalizada é realizada pela Prefeitura de Fortaleza.

 

30.07.2010

 

Assessoria de Imprensa da Arece:

Angélica Martins (angelica.martins@arce.ce.gov.br 85- 3101.1020)