Sesa reúne equipes do PSF e de hospitais para reforçar rede de amamentação

6 de agosto de 2010 - 13:24

Nesta sexta-feira (6), a Secretaria da Saúde do Estado reúne profissionais dos hospitais classificados de “Amigo da Criança” e das equipes do Programa Saúde da Família de diferentes municípios com um objetivo bem definido: mobilizar todos para, de forma integrada, fortalecer a rede de amamentação no Ceará. “As ações de incentivo e a responsabilidade com o aleitamento materno são de todos os profissionais, independente dos locais e níveis de atuação”, afirma a pediatra Diva Fernandes, da área de atenção à saúde da criança da Sesa. Ela observa que “quando todos trabalham em rede os resultados são otimizados, com mais crianças sendo alimentadas exclusivamente do leite materno e, portanto, mais saudáveis, com o Estado conquistando índices menores de mortalidade infantil”.

 

No Ceará, 71,1% das mães assistidas pelos Agentes Comunitários de Saúde os bebês, até os quatro meses de vida, são alimentados exclusivamente do leite materno. A promoção da amamentação, aliada a outras ações de prevenção e assistência, tem contribuído para a taxa de mortalidade infantil no Estado cair mais de 53% do ano de 1999 a 2009, segundo estudo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em 1999 o índice de mortalidade infantil no Estado era de 28,7 por mil nascidos vivos. Em 2009, esse índice caiu para 15,3.

 

Às 10h20min desta sexta-feira, dia de encerramento da programação do VIII Encontro Estadual da Iniciativa Hospital Amigo da Criança e do II Encontro Estadual de Aleitamento Materno, a coordenadora do banco de leite do Hospital Geral Dr. César Cals, a pediatra Rejane Santana, fará apresentação sobre o tema da semana, que é “Amamenta Ceará: uma rede amiga da criança”. Antes, às 10 horas, a enfermeira e professora da UFC, Márcia Machado, apresentará a uma pesquisa sobre aleitamento materno da pessoa com deficiência visual.        

 

Amigo da Criança

No Ceará existem 30 hospitais “Amigo da Criança”. Aderiram aos 10 passos para o sucesso do aleitamento materno. A iniciativa Hospital Amigo da Criança foi idealizada em 1990 pela Organização Mundial de Saúde e pelo Unicef para promover, proteger e apoiar o aleitamento materno.   

 

06.08.2010

 

Assessoria de Imprensa da Sesa
Selma Oliveira (soliveira@saude.ce.gov.br – 85 3101.5220)