Obras da Usina Solar de Tauá serão iniciadas este mês

13 de agosto de 2010

Quando concluída, a unidade abastecerá 1500 residências.

 

O empresário Eike Batista anunciou nesta sexta-feira (13) que a usina geradora de energia solar da empresa MPX Solar em Tauá terá as obras iniciadas ainda este mês. A unidade será a primeira da América do Sul e terá capacidade suficiente para abastecer até 1500 residências.

 

A potência instalada será de 1MW, mas com possibilidade de expansão para 5MW de energia, já autorizados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Serão 4.400 painéis numa área de 12 mil metros quadrados. A luz solar incide sobre estes painéis, que são responsáveis pela transformação da radiação em energia. A energia elétrica é então conduzida por cabos até caixas de controle e monitoramento. Após concentrada, toda essa energia é enviada por cabos subterrâneos para uma sala onde ocorre a transformação da energia em corrente contínua para corrente alternada.

 

A cidade de Tauá foi escolhida para sediar a usina porque possui os melhores índices solares do Nordeste. O município esta localizado bem próximo à Linha do Equador, fator levado em consideração pelos técnicos da MPX para a escolha do local. Além do baixo impacto ambiental e de manutenção e energia solar é viável em praticamente todo o território brasileiro, principalmente no Nordeste.

 

O investimento no projeto é  de R$ 12 milhões, com apoio do Governo do Estado, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e da Prefeitura de Tauá. O Ceará é o único estado da Federação a possuir uma legislação exclusiva para a energia solar.

 

Com informações da MPX Solar

 

13.08.2010

 

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado:

Casa Civil (comunicacao@casacivil.ce.gov.br/ 3101.6247)