Iniciadas obras de desvios na Washington Soares para construção de túneis

17 de agosto de 2010 - 13:52

Os túneis serão construídos em três etapas. Desvios e pistas auxiliares irão evitar transtornos durante a construção.

 

Foram iniciadas, na semana passada, as obras de desvio da Avenida Washington Soares, no sentido Messejana/Aldeota. Os serviços têm por finalidade dar início à construção de quatro túneis que servirão como corredor de acesso ao Centro de Eventos do Ceará (CEC). Na avenida, serão  construídas duas vias auxiliares temporárias, no trecho entre a saída do viaduto e a Unifor.

 

Inicialmente, na Avenida Washington Soares, somente o trecho sertão-praia será interditado para a construção dos túneis. Posteriormente e após liberado este acesso, o outro trecho (agora no sentido praia-sertão) será obstruído, sendo viabilizado um novo desvio temporário no lado oposto ao CEC.

 

Os desvios serão realizados para que o fluxo de trânsito na região não seja afetado no período de construção. A mudança no itinerário deverá ficar pronta no próximo dia 02 de setembro, sendo o desvio liberado para uso a partir desta data.

 

Construção dos desvios

 

Nesta primeira etapa, os motoristas que vierem da avenida Engenheiro Santana Júnior, sentido Messejana, vão entrar na rua Carlota Pinheiro e sair na avenida Firmino Rocha Aguiar, onde há um semáforo que vai ser eliminado quando as trincheiras estiverem prontas. Para chegar na universidade, devem seguir na via e contornar a área do CEC e Centro de Convenções Edson Queiroz, saindo na lateral deste e seguindo na avenida provisória, que vai passar dentro da área do CEC, para ir rumo ao Cocó.

 

A segunda vai obstruir o cruzamento com a avenida Desembargador Manuel Sales de Andrade – de onde também vai ser retirado um semáforo – utilizando a rua Alberto Feitosa para chegar aos retornos na Firmino Aguiar e rua Geraldo Magalhães (para chegar à região de Messejana). Será construído mais um trecho auxiliar, entre as ruas Romeu Aldigueri e Geraldo Magalhães. Quem for para o Cocó, vai utilizar a primeira via temporária.

 

Já na terceira etapa, a interdição será na esquina da Firmino Aguiar e o primeiro trecho temporário, mais longo, será eliminado. Quem vier da Santana Júnior, deve entrar na rua paralela à Firmino Aguiar e sair na Manoel Sales para seguir, tanto para a Unifor, quanto para Messejana.

 

Segundo dados do Detran – Departamento Estadual de Trânsito, o fluxo de veículos na Washington Soares é de até 50 mil veículos por dia, com picos de dois mil carros/hora, de acordo com a CTAFOR-AMC.

 

A entrega dos túneis coincide com a do CEC, programado para o segundo semestre de 2011. Atualmente, a obra emprega 1.008 pessoas e já tem a estrutura de concreto de um dos dois blocos concluída, além das fundações e subsolo do bloco frontal. As trincheiras vão ser construídas por R$ 76.926.401,67 pelo consórcio Galvão/Andrade Mendonça, que já constroi o CEC.

 

A construção do desvio foi iniciada em agosto deste ano.

Trincheiras_CEC_2

Trincheiras_CEC_3

17.08.2010

 

Assessoria de Imprensa da Setur:

Carmen Inês – carmeninesm@setur.ce.gov.br – (85)3101.4654