Seminário na Uece marca os quatro anos da Lei Maria da Penha

17 de agosto de 2010

Em comemoração aos quatro anos de criação da Lei 11. 340 (Maria de Penha), o Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher em Fortaleza (JVDFM) e o Observatório de Violência Contra Mulher (Observem) da Universidade Estadual do Ceará (Uece) realizam, junto à  
programação do IV Encontro de políticas Públicas e Inclusão Social, um seminário para discutir a importância destes equipamentos e ressaltar as principais dúvidas no que se refere a essa lei. O Seminário Quatro Anos da Lei Maria da Penha acontecerá nesta quarta-feira, 18 de agosto, no horário das 14h às 17h no Auditório da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da Uece, no Campus do Itaperi. A palestra de abertura do evento será proferida pela professora pesquisadora Maria Helena de Paula Frota,  coordenadora do Observem, sob o tema “Situando a Violência Doméstica e Familiar contra a mulher: a importância do Observem na busca da realidade”‘.

 

Consta ainda na programação, temas como “O Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher em Fortaleza – orientação e procedimentos jurídicos”, que será apresentado pela Dra. Rosa Mendonça, Juíza Titular de Direito. “O trabalho da Equipe Multidisciplinar no Juizado de Violência e Familiar contra a Mulher em Fortaleza – relações conflituosas e consequências na saúde da mulher”, sob o comando de Valdileia Carvalho, Psicóloga do Juizado; “Reflexões e orientações a mulheres e homens em situação de violência”, que será debatido pelas assistentes Sociais do Juizado, Geórgia dos Santos e Silvana Cavalcante. O Seminário será encerrado com o tema “Desafios para Aplicabilidade da Lei Maria da Penha”, sob a orientação da Dra. Valeska Nedhef, promotora de Justiça do Juizado.

 

O IV Encontro de Políticas Públicas e Inclusão Social, que reúne representantes de diversas universidades, é um espaço de discussões sobre os impactos das políticas públicas no Brasil e, especialmente, das políticas sociais. Portanto, compreende-se que a análise da gestão pública é primordial para compreendermos o percurso que o Brasil vem realizando ao longo dos últimos 30 anos, com vistas a atender direitos e garantias fundamentais através da implementação de políticas sociais.

 

17.08.2010

 

Assessoria de Imprensa da Uece:

Fátima Serpa (mfserpa@uece.br 85 3101.9605)