STDS e Instituto Cearense de Educação de Surdos formam mais 20 auxiliares administrativos

17 de agosto de 2010 - 14:37

Dando continuidade à proposta de inclusão social da Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), o programa Primeiro Passo realiza amanhã, dia 18, a partir das 17 horas, formatura de 20 jovens com deficiência auditiva, estudantes do Instituto Cearense de Educação de Surdos (Ices), no curso de Auxiliar Administrativo. São parceiras na iniciativa: Coelce, Cagece, Center Box e Unifor.

 

O objetivo dessa parceria é fortalecer a garantia de acesso ao mercado de trabalho às pessoas com deficiências e facilitar a cooperação entre as esferas pública e privada, uma vez que os jovens participantes do projeto são encaminhados a empresas visando o engajamento dos mesmos no mercado de trabalho.

 

A iniciativa garantiu qualificação profissional para 20 jovens, na linha de ação Jovem Aprendiz. O curso teve duração de 1 ano, totalizando 430 horas de aula. Dentre as disciplinas ministradas nos módulos básicos estão: Formação Cidadã, Inglês Básico, Informática, Comunicação Oral e Escrita, Fundamentos da Matemática, Qualidade no Atendimento e Preparação para o Trabalho. Os módulos específicos foram divididos em Auxiliar Administrativo, Agente Operador de Atendimento e Agente Operador de Supermercado.

 

O programa Primeiro Passo já vem realizando outras ações voltadas à pessoa com deficiência. Em 2009, foi finalizado o Curso de Educação Musical e Aperfeiçoamento de Violão Para Deficientes Visuais, no qual se formaram 25 jovens.

 

Programa Primeiro Passo

 

O Primeiro Passo objetiva a inclusão social e ampliação do acesso dos jovens ao emprego. Coordenado pela STDS, o programa atua na preparação da classe juvenil, através de cursos profissionalizantes nas áreas de serviços, turismo e administração. Os jovens da capital e do interior são qualificados em três linhas de ação: Jovem Bolsista, Jovem Aprendiz e Jovem Estagiário.

 

O programa garante ao jovem, na faixa etária de 16 a 21 anos, a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho. “O programa dá ao jovem a chance do primeiro emprego, de uma qualificação e da emancipação social e cidadã”, afirma a titular da STDS, Fátima Catunda. Entre 2007 e 2010, 22 mil jovens já foram capacitados no Primeiro Passo.

 

Os jovens interessados precisam estar inseridos na escola pública, ter renda familiar per capita de até ¼ do salário mínimo, apresentar documentação devida (RG, CPF, Carteira Profissional, comprovante de endereço e residência). O jovem é selecionado por equipe de pedagogos e psicólogos, que analisam o perfil do adolescente, encaminhando-o devidamente a uma das empresas parceiras.

 

Instituto Cearense de Educação de Surdos (Ices)

 

O Ices é uma instituição pública de instância estadual no Ceará, destinada exclusivamente à clientela surda. Atualmente atende a 450 alunos, nos níveis de educação infantil e ensino fundamental, nos três turnos: manhã, tarde e noite. O Instituto recebe alunos surdos a partir dos três anos de idade. O Instituto dispõe ainda dos serviços complementares: Centro de Apoio ao Surdo (CAS), Serviço de Orientação Educacional, Serviço de Supervisão Escolar, instrutores de Libras e intérpretes que auxiliam os professores durante as aulas.

 

Serviço:
Data: 18 de agosto

Horário: 17 horas

Local: Instituto de Educação dos Surdos – Av. Rui Barbosa, 1970, Aldeota

 

17.08.2010

 

Assessoria de Imprensa da STDS:

Carlos Eugênio Saraiva (imprensa@stds.ce.gov.br – 85 9987.0400 / 8878.8510