Dia do folclore é comemorado neste sábado na Casa Juvenal Galeno

20 de agosto de 2010 - 20:11

O folclore cearense será festejado com oficina, apresentação de maracatu e o seminário 50 anos de Maracatu em Fortaleza.

 

Neste sábado (21), a Casa Juvenal Galeno, centro histórico da cultura popular cearense, homenageia nossa cultura em comemoração ao Dia do Folclore (celebrado dia 22 de agosto). A partir das 16 horas, os visitantes participam de oficina com a Associação Gnóstica de Estudos Antropologicosa, Arte e Ciência; Seminário sobre os 50 anos do maracatu em Fortaleza e apresentação do Maracatu Reis de Paus.

 

A programação é gratuita e ocorre de 16h às 21h. Para o Seminário estarão presentes a presidente da Comissão Cearense de Folclore, Loures Macena, o pesquisador de cultura popular, poeta e teatrólogo Oswald Barroso, além da pesquisadora Simone Castro e Clerton Martins, da Comissão Cearense de Folclore.

 

Durante todo o mês de agosto a Casa Juvenal Galeno tem programação voltada ao folclore, com exposições, seminários, oficinas, apresentações teatrais e musicais.

 

Sábado 28, te o seminário “Comissão Nacional de Folclore, Comissões Estaduais e o papel do poder público e do cidadão” (16h), uma leitura e debate sobre o trabalho de Rouxinol do Rinaré (O Folclore em cordel) e encerrado com apresentação conjunta do Encontro dos Sanfoneiros Cearenses.

 

Noite cultural – Dia 30 de Agosto tem mais uma edição da Noite da Viola, programação cultural gratuita da Casa Juvenal Galeno que mensalmente promove exposições, visita guiada e apresentação de artistas populares. A casa é aberta ao Público às 18h com uma Visita Guiada às dependencias do casarão que pertenceu ao Poeta Juvenal Galeno, e à exposição de folhetos de cordel, xilogravura e artesanato cearense.

 

À partir das 18h40, artistas populares se apresentam, em uma mostra compacta de diversas manifestações da cultura popular, que vai da música de nossas duplas de violeiros, emboladores, à leitura e lançamento de folhetos de cordel. A programação do dia encerra as 20h.

 

Para fechar o mês, dia 31 de agosto tem ainda um dia de contação de histórias – de 9h às 12h e 15h às 17h – promovido pela Ala feminina da Casa Juvenal Galeno.

 

Mais informações: 3252.3561

 

20.08.2010

Assessoria de Imprensa Secult:

Bianca Felippsen (bianca@secult.ce.gov.br – 88788805)