Ministério do Turismo realizada visita técnica no litoral oeste cearense

23 de agosto de 2010 - 21:02

A visita tem como objetivo acompanhar os cursos do Programa de Capacitação Profissional e Empresarial para o Turismo, realizados na Costa do Sol Poente

 

Os municípios do litoral oeste do ceará, onde a Secretaria de Turismo do Estado (Setur) desenvolve o Programa de Capacitação Profissional e Empresarial para o Turismo, recebem visita técnica do setor de qualificação do Ministério do Turismo (Mtur). Na região, também denominada de Costa do Sol Poente, foram investidos R$ 7.800.388,68, com recursos do MTur, Tesouro Estadual e Banco Interamericano do Desenvolvimento (BID). No total, 9.600 pessoas serão beneficiadas com cursos de capacitação e seminários empresariais. O acompanhamento segue até 27 de agosto.

Durante o primeiro dia de visitas, na tarde desta segunda-feira (23), foram  avaliados os seminários sobre Qualificação Empresarial, executados pelo Sebrae. O acompanhamento, cuja inspeção ficará a cargo da Coordenadora Técnica de Qualificação do MTur, Fernanda Matos, contatá também com a presença da Coordenadora de Destinos e Produtos Turísticos da Setur, Fernanda Helena Costa. Também foram visitadas as Unidades Senac Turismo e Central do Programa de Qualificação. No início da noite, serão ministrados cursos de camareira e motorista.

Na terça-feira (24), o município de Trairi receber a visita da coordenadoria técnica do MTur. Na região, serão avaliados o Seminário sobre Qualidade Empresarial e o curso de Garçom Polivalente na localidade de Flecheiras. À noite, o destino escolhido para acompanhamento das atividades de capacitação será a localidade de Camocim, cujas visitas ocorrerão no Núcleo de Arte, Educação e Cultura – NAEC, com o acompanhamento do Seminário. Já às 20h30, será avaliado o curso de Motorista para veículos de Turismo, ministrado pelo Senac.

No penúltimo dia de acompanhamento, será visitada a Vila de Jericoacoara, onde haverá um Seminário sobre Qualidade Empresarial ministrado pelo Sebrae. Na quinta-feira, dia 26, será visitado o município de Paraipaba e o de São Gonçalo do Amarante. Já o dia 27 de agosto, será destinado a reuniões estratégicas, a primeira a ser realizada às 9h com a diretora de educação profissional do Senac, Mazza Maciel. Em Fortaleza, a agenda da coordenadora técnica do MTur será encerrada a partir das 11h, após o encontro com o Articulador do Sebrae-CE, Azim Sarriune.

No Programa de Capacitação Profissional e Empresarial para o Turismo oferecido pela Setur, as capacitações profissionais serão ministradas pelo Senac, enquanto os cursos e seminários empresariais serão executados pelo Sebrae.

 

Litoral Leste e Região do Cariri
Além dos municípios do litoral oeste do Ceará, o Programa de Capacitação Profissional e Empresarial para o Turismo também é destinado aos municípios do litoral leste e região do Cariri. Através da Secretaria do Turismo do Estado, nesta região serão capacitadas 1.282 pessoas. Nas localidades, os recursos investidos são da ordem de R$ 1.709.000,00, oriundos do MTur, Tesouro Estadual. Nestas regiões, ainda será definida uma data para as visitas de acompanhamentos dos cursos e seminários.

 

23.08.2010

Mara Cibely de Oliveira (mara.cibely@setur.ce.gov.br )