Semace intensifica fiscalizações nos municípios de Canindé e Crateús

24 de agosto de 2010

Novas blitze da Operação Fumaça Negra no interior do Estado intensificam o trabalho de fiscalização da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace). De 17 a 19 deste mês, a autarquia, por meio do Núcleo de Análise e Monitoramento (Nuam), vistoriou o total de 114 veículos movidos a diesel, nos municípios de Canindé e Crateús, respectivamente. A Operação consiste em coibir o índice de emissões gasosas produzidas pelos veículos automotores do ciclo diesel, melhorando os níveis de qualidade do ar.

 

Em Canindé, a ação que contou com o apoio da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), ocorreu na Rodovia CE 257/Km 119, com 31 automóveis vistoriados e dois autuados. Já em Crateús, nas Avenidas Edilberto Frota e Sargento Hermínio, dos 83 vistoriados, quatro encontravam-se fora dos padrões exigidos pela legislação vigente.

 

As fiscalizações são feitas medindo-se a intensidade de cor da fumaça emitida pelo veículo através da Escala de Ringelman, que apresenta cinco densidades colorimétricas. Os veículos que apresentarem densidades variando entre 20% e 40% (padrões nº1 e 2), são liberados para o tráfego depois de receberem, no pára-brisa do carro, o adesivo “VISTORIADO” da Semace.

 

Os condutores autuados têm o prazo de até 15 dias para comparecerem à Semace com o veículo regularizado. As multas variam de R$ 1.078,95 a R$ 4.315,81 e, constatada a regularização dentro dos padrões, o proprietário do automóvel pode ter o benefício da redução de 50% do valor da multa.

 

24.08.2010

 

Assessoria de Comunicação da Semace

Ana Luzia Brito (ana.luzia@semace.ce.gov.br  85 3101-555)