Festival do Escargot anima Taíba neste final de semana

26 de agosto de 2010 - 14:10

Em sua 12ª edição, o evento já se tornou tradicional no município, atraindo turistas de vários locais.

 

Localizada em São Gonçalo do Amarante, a 75km de Fortaleza, a praia da Taíba será tomada por inúmeras atividades gastronômicas e culturais neste final de semana. É lá que acontece a 12ª edição da Festa do Escargot e Frutos do Mar, nos dias 27 a 29 de agosto. O período é ideal para os visitantes que buscam aliar belezas turísticas à apreciação de uma boa comida, além de expressões artísticas e literárias.

 

Grande estrela da festa, o escargot pode ser encontrado em pratos que atraem tanto turistas, quanto moradores. No entanto, para ampliar o leque de opções gastronômicas, há três anos o evento vem investindo na apresentação de pratos de frutos do mar. Dentre os restaurantes locais, seis deles irão preparar as iguarias em receitas específicas para o Festival. São eles: Café da Praia, O Português, Villa da Praia, No limite, Sant´Ana Buffet e Chez André.

 

Unindo boa gastronomia à programação cultural que valoriza a música local, este ano, a festa será animada com a apresentação das bandas Dona Zefa, Karibean Kings e com o sanfoneiro Waldonnys. A festa tem inicio na sexta-feira (27), quando, a partir das 16h30, cortejos acompanhados pelas Banda Municipal e Banda de Pífanos irão passar pelas ruas da vila, no percurso que vai do Porto das Jangadas até a praça principal. No mesmo horário, quem for ao Mirante poderá ver o pôr do sol, embalado por uma boa música instrumental ao fundo.

 

Durante a noite, será a praça principal da Taíba o alvo das atividades. O local receberá a Tenda SESC, com atividades literárias e de recreação destinadas ao público infantil. No sábado, a partir das 17h, a praça principal transforma-se em uma grande feira de artesanato e gastronomia com diferentes estandes. Além disso, o espaço reservado ao Baú Literário irá homenagear a escritora Rachel de Queiroz e será aberto à visitação durante os três dias de evento.

 

Cerca de 10 a 15 mil pessoas são esperadas durante os três dias. A festa, que já possui uma marca própria devido aos resultados econômicos que proporciona à região, tem aumentado a cadeia produtiva do turismo na região, unindo donos de pousadas, proprietários de casas de veraneio, restaurantes, hotéis e a comunidade em geral.

 

Serviço:

Festa do Escargot e Frutos do Mar

De 27 a 29 de agosto, na praia da Taíba (São Gonçalo do Amarante – 75km de Fortaleza).

 

26.08.2010

 

Assessoria de Imprensa da Setur:

Carmên Inês (carmeninesm@setur.ce.gov.br – (85)31014654 /(85)31014661)