Circo Escola Palmeiras comemora 18 anos com grande espetáculo

27 de agosto de 2010 - 13:12

Coordenado pela Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), o Circo Escola do Conjunto Palmeiras chega à maioridade e comemora, junto à comunidade, nesta sexta, dia 27, a partir das 15 horas. Na ocasião, será comemorado também o aniversário de 17 anos do ABC Conjunto Palmeiras . Será apresentado ao público o espetáculo “A Arte de Viver Bem: ABC e Circo, Parabéns”, que contará um pouco da história das duas unidades.
ABC e Circo Escola Palmeiras atendem, atualmente, 750 meninos e meninas, com idades entre 6 e 17 anos, que se encontrem em situação de vulnerabilidade social. As unidades funcionam de segunda à sexta-feira, das 7 às 17 horas e, no sábado, até o meio-dia. O ABC oferece atividades esportivas, artísticas e culturais para 450 jovens.
Outros 300 alunos praticam atividades circenses no Circo Escola que oferece, ainda, oficinas voltadas para mães e pais, como parte do projeto de inserção, Amor a Vida. O projeto também capacita instrutores para trabalharem junto às crianças e às famílias. Desde sua formação, mais de 60 mil jovens passaram pelos picadeiros do Circo Escola Palmeiras.

Projeto Aprender, Brincar e Crescer – ABCs
O Projeto Aprender, Brincar e Crescer (ABC) é um dos instrumentos da STDS que proporciona serviços socioassistenciais de caráter preventivo e funciona para melhorar a qualidade de vida de crianças e adolescentes. Os ABCs têm por objetivo fortalecer a cidadania do público em situação de vulnerabilidade social, através de atividades sociopedagógicas, esportivas, culturais e de lazer. As ações estão definidas nos seguintes eixos estratégicos: Esporte, Alimentação e Nutrição, Incentivo à Escolaridade, Arte e Cultura, Educação Profissional, Família, Participação Social.
Os ABCs funcionam em dois turnos, prioritariamente, manhã e tarde, para melhor atender a faixa-etária prevista, como forma de complementar as atividades escolares. São 11 unidades atendendo 4.800 crianças, adolescentes e jovens. As unidades promovem oficinas de vivências, cursos de iniciação profissional, campanhas, torneios, campeonatos, feiras culturais e científicas, comemorações, festivais, grupos de estudo, palestras educativas, reuniões sistemáticas de interesse das famílias, entre outras atividades.

Circo Escola
O Circo Escola é uma unidade da STDS para promoção de ações culturais e educativas a partir das atividades tradicionais de um circo, assistindo a crianças e adolescentes de forma lúdica e pedagógica. O trabalho tem como objetivo o resgate da auto-estima, do vínculo familiar, garantindo a interação com a sociedade e a comunidade local onde o circo encontra-se instalado. São dois: Circo Escola Palmeiras e Bom Jardim. Juntos atendem 600 crianças e jovens. Eles aprendem técnicas de palhaço, perna-de-pau, parada, contorção, tecido, trapézio, monociclo, lira espacial, malabares, swing, passeio sobre o arame, salto acrobático e cilindro.

27.08.2010
Assessoria de Comunicação da STDS
Carlos Eugênio Saraiva (imprensa@stds.ce.gov.br 3101.2089)