Seis cidades cearenses na 1ª fase do Plano Nacional de Banda Larga

27 de agosto de 2010 - 14:52

Seis cidades cearenses serão atendidas na primeira fase do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL). Todos os municípios escolhidos serão conectados ainda este ano.

 

A lista dos 100 municípios a serem beneficiados com a banda larga foi anunciada ontem (26) pelo presidente da Telebrás, Rogério Santanna. A escolha foi feita pelo grupo responsável por ditar as ações prioritárias do programa federal, o Comitê Gestor dos Programas de Inclusão Digital (CGPID). A expectativa é que mais de 14 milhões de pessoas sejam beneficiadas.

 

Para a seleção foram considerados diversos critérios, incluindo o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da cidade, o número de acesso em banda larga existentes na área e a densidade do serviço. Segundo Santanna, mais da metade das cidades escolhidas possui uma densidade de banda larga (número de acesso em relação ao de habitantes) inferior a 0,19%.

 

Tendo o projeto cearense Cinturão Digital do Ceará como referência, a proposta apresentada durante o 2ª Fórum Brasil Conectado, em Brasília, pretende massificar o acesso à Internet rápida no país. A Telebrás será a empresa responsável por implantar o PNBL e o principal expediente que será usado são as parcerias com provedores de acesso.

 

No Ceará, o PNBL deve atender ainda em 2010: Sobral, São Gonçalo do Amarante, Quixadá, Barreira, Maranguape e Russas. A previsão para o próximo ano é que mais 1.063 cidades sejam atendidas. Somente em 2014, o PNBL deverá chegar a todo o país. O principal desafio é o atendimento do Norte, região que dispõem de menos infraestrutura. Santanna disse que, nessa região, a rede ainda será instalada em linhas de transmissão de energia que serão utilizadas nas hidrelétricas em construção.

 

Tendo em vista que a previsão de conclusão do CDC é em 2010, a integração com a rede nacional será imediata, afirma o presidente da Etice, Fernando Carvalho. “Temos obrigação de resolver em curto prazo o problema do acesso de qualidade nas cidades contempladas pelo PNBL. Para isso, idéias inovadoras, como a iniciativa cearense torna possível fazermos esse futuro”, diz Carvalho.

 

27.80.2010

 

Assessoria de Imprensa da Etice:

Helenira Cartaxo Forte – nira.cartaxo@gmail.com /(85)3101.6607 -8725.7829