Cantor Dinho Ouro Preto visita Hospital Infantil Albert Sabin

30 de agosto de 2010 - 17:59

Nesta terça-feira (31),  às 14h, o Hospital Infantil Albert Sabin (Hias) ganha uma visita especial: o cantor Dinho Ouro Preto, vocalista da banda Capital Inicial e embaixador da Operação Sorriso 2010. Ele vem a Fortaleza para conhecer de perto o mutirão e visitar as crianças que participam da triagem. O cantor fica na cidade até a manhã da quarta-feira, 1º de setembro.

A Operação Sorriso 2010 teve início hoje (30)  e segue até o dia 7 de setembro no Hospital Infantil Albert Sabin (rua Tertuliano Sales, 544 – bairro Vila União). Estão previstas de 100 a 120 cirurgias gratuitas de correção de lábio leporino e fenda palatina (céu da boca).

Até a próxima quarta-feira, 1º de setembro, as crianças serão submetidas à triagem, com acompanhamento de uma equipe multidisciplinar. A partir do dia 3 de setembro até o dia 7 serão realizadas as cirurgias reparadoras. A operação é relativamente rápida. Em média uma cirurgia no lábio demora em torno de 45 minutos e na manhã após a cirurgia o paciente está liberado para retornar para casa.

Além das crianças de Fortaleza, Região Metropolitana e municípios vizinhos, serão atendidos também os pacientes da Região do Cariri. No ano passado a ação no Hias foi realizada de 1 a 8 de setembro e superou a edição de 2008 em termos de crianças operadas. Foram 110 procedimentos, 14 a mais do que em 2008. 174 crianças foram triadas. Desde o início do mutirão em Fortaleza, em 1997, cerca de 3.500 crianças receberam atendimento especializado, das quais mais de 1.600 receberam a cirurgia reparadora gratuita.

Para ser realizada, a Operação Sorriso conta com a ajuda de não-médicos, cirurgiões plásticos, enfermeiros, anestesiologistas, psicólogos, ortodontistas, fonoaudiólogo, pediatras e geneticistas. Todo o material utilizado durante as cirurgias é de alto padrão, em parte doado por empresas, ou adquirido pela organização com critério internacional de qualidade. O programa é desenvolvido de forma muito criteriosa, com avaliações, cirurgias e acompanhamento pós-operatório.

Por esse motivo, a OSB trabalha em conjunto com a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) e demais parceiros, como a Associação Brasileira de Cirurgia Craniomaxilofacial, a Rede Nacional de Mobilização Social (Coep), o Hospital Infantil Albert Sabin (Hias) e a Casa do Menino Jesus. Estas parcerias garantem o atendimento e a qualidade principalmente no período pós-programa. “A OSB vai além da cirurgia, montamos uma grande estrutura para receber os pacientes e seus familiares. A Marinha do Brasil nos ajuda na logística, a Casa do Menino Jesus oferece alojamento aos pacientes, fazemos uma triagem nos dois primeiros dias e depois selecionamos os casos que serão operados nos demais dias do programa”, explica Clovis Brito, Diretor Nacional de Programas da OSB.

Atualmente a Organização Mundial da Saúde aponta 300 mil casos de brasileiros portadores de fissuras labiopalatinas no território nacional – 1 a cada 650 crianças nascidas no Brasil. O lábio fissurado e/ou a fenda palatina são aberturas no lábio, palato ou tecido mole da parte posterior da boca. A causa exata desse problema ainda é desconhecida, mas esse é um defeito congênito em uma etapa inicial do desenvolvimento do embrião.

As consequências da fissura lábio-palatal na vida de uma criança vão além da estética, podem causar problemas auditivos, infecções crônicas, má nutrição, má formação da dentição e dificuldades no desenvolvimento da fala. Frequentemente observa-se o abandono escolar e a baixa da autoestima, ocasionando também problemas psicológicos.

Visita do cantor Dinho Ouro Preto ao Hias
Dias: 31/08 (a partir das 14h) e 1/09 (das 8h às 12h)
Local: Hospital Infantil Albert Sabin (Rua Tertuliano Sales, 544 – Vila União)
Triagem dos pacientes: 30 de agosto a 1º de setembro
Cirurgias: 3 a 7 de setembro
Horário da triagem: A partir das 8h

30.08.2010
Assessoria de Imprensa do Hias:
Helaine Oliveira (imprensa@hias.ce.gov.br – 3101-4288 / 4214)