UECE apresenta a Redenit-CE

30 de agosto de 2010 - 13:00

A Universidade Estadual do Ceará (UECE) realiza nesta segunda (30),  a solenidade de apresentação da Rede de Núcleos de Inovação do Ceará (Redenit-CE) e adesão de novas dez instituições. O evento ocorrerá às 14h, no auditório Paulo Petrola, no Campus do Itaperi. A palestra de abertura da apresentação, com o tema “NIT e a sua influência no desenvolvimento local”, será ministrada pela vice-diretora do Centro de apoio ao desenvolvimento tecnológico da Universidade de Brasília (UnB), Ednalva Fernandes de Morais. O Reitor, professor Assis Araripe, preside a solenidade de apresentação da Redenit-CE.

 

Criada em janeiro de 2010, a Redenit-CE tem como objetivos identificar e gerar estratégias para que as pesquisas desenvolvidas pelas Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) se transformem em inovação e negócios, visando à proteção do conhecimento e à transferência da inovação tecnológica para o mercado. Contribui, dessa maneira, com o desenvolvimento tecnológico do Estado do Ceará, pelo apoio à estruturação dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) de cada ICT envolvida, em conformidade com as Leis de Inovação Federal n° 10.973 e Estadual n° 14.220.

 

Dentre as ações desenvolvidas pela Redenit-CE desde sua criação, destacam-se a realização de Roadmap (mapeamento) Tecnológico, que auxilia as ICTs em sua relação com o mercado, com o levantamento e divulgação das competências e capacidades das instituições, bem como das potenciais demandas da sociedade; realização de três cursos básicos de Propriedade Intelectual, estes abrangendo mais de 120 participantes; oficinas quinzenais de Marco Legal; participação em eventos e promoção de palestras divulgando a cultura da inovação e proteção do conhecimento, além do apoio, orientação e demais ações junto aos pesquisadores das ICTs envolvidas, quanto à busca de anterioridade, redação de patentes, negociação e transferência tecnológica.

 

A REDENIT-CE, coordenada pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), foi formada inicialmente pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), a Universidade Regional do Cariri (URCA), a Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (NUTEC), o Instituto Centro de Ensino Tecnológico (CENTEC) e a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (FUNCEME).

 

Durante a solenidade dez novas instituições farão adesão à REDENIT-CE, a Universidade de Fortaleza (Unifor), o Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação (ITIC), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), a Empresa Brasileira de Agroindústria Tropical (EMBRAPA), a Empresa Brasileira de Ovinos e Caprinos (Embrapa), a Universidade Federal do Ceará (UFC), o Parque de Desenvolvimento Tecnológico (Padetec), o Instituto Atlântico, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

 

Mais informações: 85 3101 9667 / redenitce@uece.br

 

30.08.2010

 

Assessoria de Imprensa da UECE

Fátima Serpa (mfserpa@uece.br / 85 3101.9605)