Divulgado resultado da prova de títulos para cinco policlínicas

8 de setembro de 2010 - 18:13

A Escola de Saúde Pública, vinculada a Secretaria da Saúde do Estado, divulgou o resultado da prova de títulos do processo seletivo para contratação de profissionais que atuarão nas policlínicas regionais de Baturité, Camocim, Campos Sales, Russas e Tauá. A seleção constou de duas etapas, a primeira eliminatória e classificatória, com prova objetiva, e a segunda, somente classificatória, com a prova de títulos. O resultado final será divulgado nesta sexta-feira,  10 de setembro. No total, concorreram 1.252 candidatos às 258 vagas oferecidas pelas cinco policlínicas a profissionais de saúde de nível médio e superior.

Promovido pelos consórcios públicos de saúde das microrregiões de Camocim, Tauá, Crato, Baturité e Russas e coordenado pela ESP-CE, o processo seletivo é para o preenchimento do quadro de profissionais de saúde que irão trabalhar nas novas unidades regionais de saúde. São selecionados médicos, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas, psicólogos, terapeutas ocupacionais, técnicos em enfermagem, radiologia, em imobilizações ortopédicas, farmácia e laboratório.

O governo do Estado, através da Secretaria da Saúde do Estado, está construindo 21 policlínicas regionais. Sete delas já estão em fase de acabamento para serem inauguradas e entregues à população em Baturité, Camocim, Campos Sales, Russas, Pacajus, Acaraú eTauá. As novas unidades fazem parte do Programa de Expansão e Melhoria da Assistência à Saúde do Estado do Ceará. O Programa inclui, além das policlínicas regionais, a construção do hospital Regional do Cariri, já em fase final de conclusão, e o Hospital Regional Norte, e 16 Centros de Especialidades Odontológicas. No total, nas 39 novas unidades, um investimento de R$ 571,4 milhões em recursos do Tesouro do Estado e de financiamento com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Cinco Centros de Especialidades Odontológicas já foram inaugurados em Acaraú, Baturité, Juazeiro do Norte, Russas e Ubajara. Há 11 CEO em construção.

Nas novas policlínicas, a população do Interior terá acesso a exames e serviços que atualmente, na rede pública, são realizados somente na Capital. É o caso da tomografia computadorizada, serviço oferecido nas policlínicas tipo II, que tem 13 especialidades médicas. A previsão é de que em cada policlínica do tipo sejam realizadas 3.696 consultas mensais. Os ambulatórios especializados das policlínicas tipo 1 incluem oftalmologia, otorrino, clínica geral, cardiologia, ginecologia, mastologia, cirurgia geral, gastroenterologia, urologia, traumato-ortopedia. Haverá apoio técnico de enfermagem, farmácia clínica, terapia ocupacional, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, psicologia e assistência social. Os serviços de apoio diagnóstico e terapêutico serão radiologia convencional, mamografia, ultrassonografia, endoscopia digestiva, ecocardiografia, ergometria, eletrocardiograma, audiometria e coleta de patologia clínica.

As policlínicas tipo II estão sendo construídas nas microrregiões de maior densidade populacional e, além de todos os serviços das policlínicas tipo I, ofertarão ainda endocrinologia, angiologia e neurologia e, em destaque, os serviços de tomografia computadorizada, eletroencefalograma e endoscopia respiratória.

08.09.2010

Assessoria de Imprensa da Sesa:
Selma Oliveira (soliveira@saude.ce.gov.br- 85 3101.5220)