Núcleo de Saúde da Sejus inaugura o Centro de Diagnóstico de Tuberculose

9 de setembro de 2010 - 19:13

A Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus), em parceria com o Fundo Global – uma parceria público-privada dedicada a captar e desembolsar recursos adicionais para a prevenção e tratamento do HIV/Aids, tuberculose e malária – inaugura nesta sexta-feira, 10 de setembro, às 10 horas, o Centro de Diagnóstico de Tuberculose. Este será o segundo Centro a ser inaugurado no Brasil e irá funcionar anexo ao Hospital Geral e Sanatório Penal Professor Otávio Lobo, localizado na BR 116, Km 17, em Itaitinga.

 

O coordenador do Núcleo de Saúde (Nusau) da Sejus, Francisco Pereira Alencar, explicou que o Centro será o local onde os internos do sistema penal do Estado do Ceará terão acesso a serviços de raios X, dando uma folga a rede pública de saúde. Antes, eles eram encaminhados ao Hospital Geral de Fortaleza (HGF), aos Frotinhas e para o Hospital de Messejana, esse principalmente. “A partir de agora, o serviço passará a ser feito dentro da própria rede de saúde do sistema penitenciário”, enfatizou Alencar Pereira.

 

O Centro de Diagnóstico de Tuberculose contará, em sua estrutura, com cinco profissionais, sendo: 1 enfermeira, 1 médico radiologista, 2 técnicos em raios X e 1 auxiliar de escritório. De acordo com o coordenador do Nusau, o Centro terá capacidade para fazer até 50 atendimentos por dia. Para realização da obra foram investidos aproximadamente R$ 110 mil, com recursos oriundos do Fundo Global, informou Alencar Pereira.

 

A partir de agora, com o novo Centro de Diagnóstico de Tuberculose, os internos do sistema penal terão o diagnóstico da tuberculose e consequentemente o tratamento, evitando a proliferação da doença nas penitenciárias do Estado do Ceará. Atualmente, 57 internos encontram-se em tratamento de tuberculose no Hospital Geral e Sanatório Penal Otávio Lobo.

 

O Centro irá dispor ainda de aparelho de ultra-som e de eletrocardiograma, para realização de exames de HIV/Aids, sífilis e hepatites.

 

Mais informações: Núcleo de Saúde (Nusau) da Sejus: (85) 3101.2860

 

09.09.2010

 

Assessoria de Imprensa da Sejus:

Valéria Barbosa (valeriabarbosa@sejus.ce.gov.br – 85 3101.2862)