Cagece apresenta alternativa para caminhões “limpa fossas”

14 de setembro de 2010 - 13:58

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) apresentou aos empresários do setor de esgotamento de fossas uma alternativa para o tratamento do dejeto coletado pelos caminhões. A partir desta semana, os chamados “limpa fossas” poderão encaminhar os resíduos coletados para três estações da Cagece que ficam nos bairros Marechal Rondon, Conjunto Ceará e Barra do Ceará. O serviço é oferecido às empresas que têm a responsabilidade de coletar e dispor de forma segura o esgoto coletado, mas que não possuem estação de tratamento destes resíduos.

 

Até o início de setembro, a Cagece disponibilizava a estação elevatória do conjunto José Walter para receber o material, mas a Justiça concedeu uma liminar a um morador impedindo os caminhões de despejarem o esgoto na estação. Sem destino adequado para os dejetos, os empresários alertaram a Cagece que havia o risco das empresas decretarem falência ou mesmo despejarem o material sem tratamento no meio ambiente, provocando poluição de rios, lagoas e praias de Fortaleza.

 

Para ter acesso às estações, as empresas que fazem o despejo dos dejetos terão de se regularizar junto à Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Controle Urbano (Semam). Somente as empresas que apresentarem equipamentos adequados à operação receberão a permissão do órgão para utilizar o serviço oferecido pela Companhia.

 

A Cagece finaliza, até o final de setembro, a reforma na estação de tratamento de esgoto do bairro São Cristóvão. Após o término das obras, a estação será a mais bem preparada para operar com caminhões “limpa fossas” e poderá receber os resíduos das soluções individuais de tratamento, em Fortaleza.

 

O esgotamento sanitário é importante tanto para a comunidade, quanto para o meio ambiente, além de ajudar na prevenção de doenças causadas pela água contaminada como: cólera, dengue, hepatite e leptospirose.

 

14.09.2010

 

Assessoria de imprensa da Cagece

Márcio Teles (marcio.teles@cagece.com.br – 85 3101.1828)