Secretários Estaduais de Educação discutem educação de tempo integral na rede pública

16 de setembro de 2010 - 13:37

Educação de Tempo Integral será o tema central da III Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), marcada para esta sexta-feira (17), das 9 às 17 horas, no Hotel Blue Tree Premium (rua Dr. Atualpa Barbosa de Lima, 500 – Meireles), em Fortaleza. Estarão presentes gestores de todos os Estados e do Distrito Federal para debater sobre políticas educacionais voltadas a essa modalidade de ensino. O encontro será aberto pela Secretária Izolda Cela e pela presidente do Consed, Yvelise Freitas de Souza Arco-Verde, Secretária de Educação do Paraná.

 

Em seguida, a dirigente cearense fará uma apresentação a respeito da experiência de educação de tempo integral na rede estadual.  Após o debate, começa um painel sobre a temática com as professoras Lúcia Velloso, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e Jaqueline Moll, diretora de Educação Integral, Direitos Humanos e Cidadania (SECAD/MEC).

 

A partir das 14 horas, sob a coordenação do Secretário do Distrito Federal, Marcelo Aguiar, acontece o painel sobre experiências estaduais, onde a secretária de Goiás, Milca Severino Pereira e a subsecretária de Educação Integral do Distrito Federal, Ivanna Sant’ana Torres, vão mostrar os projetos de seus Estados. Na sequência, haverá a participação da professora Roseli de Deus Lopes, que apresentará a pesquisa, elaborada pela Fundação Victor Civita: “O Uso de Computadores e da Internet nas escolas públicas brasileiras”. A diretora da entidade, Ângela Dannemann, também estará presente. Para encerrar a programação, a superintendente do Instituto Unibanco, Wanda Engel, falará sobre” Como Aumentar a audiência no Ensino Médio”.

 

Ensino Médio Integrado à Educação Profissional

O projeto cearense tem como objetivo vincular a educação básica à educação profissional, dando oportunidade aos jovens de complementarem seus estudos, além de promover a formação para o mundo do trabalho. As aulas acontecem em tempo integral, das 7 às 17 horas. Nestas escolas, são ofertados 18 cursos técnicos (Informática, Enfermagem, Turismo, Segurança do Trabalho, Comércio, Edificações, Estética, Finanças, Produção de Moda, Massoterapia, Agroindústria, Meio Ambiente, Aquicultura, Contabilidade, Secretariado, Administração, Hospedagem e Vestuário). Com a inauguração de mais uma unidade nesta sexta-feira, dia 17, às 18 horas, em Itaitinga, a rede estadual passará a contar com 62 escolas de educação profissional. 

 

16.09.2010

 

Assessoria de Comunicação da Seduc

Jacqueline Cavalcante ( jacquelinec@seduc.ce.gov.br  85. 3101-3972)