Itaitinga recebe Escola de Educação Profissional

18 de setembro de 2010 - 01:32

A unidade de ensino tem capacidade para atender 540 alunos.

O Governo do Estado inaugurou nesta sexta-feira (17) a Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Professor Francisco Aristóteles de Sousa, em Itaitinga. O evento teve a participação da secretária de Educação Izolda Cela, da diretora de Assistência a Projetos Especiais do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Renilda Peres de Lima, do prefeito de Itaitinga, Abdias Patrício, do deputado federal Ciro Gomes e de familiares do professor Francisco Aristóteles de Sousa.
A unidade de ensino tem capacidade para atender 540 alunos e contou com recursos do MEC e Tesouro do Estado, no valor de R$ 5,8 milhões. Com a nova escola, os jovens da região terão a oportunidade de fazer, ao mesmo tempo, o Ensino Médio e um Curso Técnico, das 7 às 17 horas. “Este equipamento equipamento ajudará na conduta dos jovens. Eles vão se dedicar aos estudos, evitando os caminhos das drogas”, afirma o prefeito de Itaitinga, Abdias Patrício.
Distribuída em 4,5 mil metros quadrados, a estrutura abriga 12 salas de aula, hall/ foyer, auditório para 201 lugares, biblioteca, bloco pedagógico-administrativo, secretaria, diretoria, reprografia, coordenações, salas de professores, laboratórios de Línguas, Informática, Química, Física, Biologia e Matemática e laboratórios especiais (02 oficinas).  Dispõe ainda de bloco administrativo de vivência (cantina, cozinha, vestiários de funcionários, grêmio, refeitório, vivência, oficina de manutenção), quadra poliesportiva, depósito de material esportivo, coordenação de educação física, vestiários para alunos, sala multiuso, teatro de arena e estacionamento (40 vagas). Esta é mais uma construção que atende à nova concepção de qualidade estabelecida pelo MEC para escolas de educação profissional. Para a secretária da educação Izolda Cela, o espaço é o retrato da política educacional do Governo do Estado. “Estamos aliando educação com formação profissional. Os jovens de Itaitinga terão mais oportunidades depois de passarem por essa escola”, afirma.
Neste segundo semestre, a Escola vai ofertar os Projetos e-Jovem, cuja proposta visa integrar a Educação Profissional às diferentes modalidades de educação e às dimensões do trabalho, da ciência e da tecnologia, e Rumo ao Ensino Médio, uma preparação para os alunos do 9º ano do ensino fundamental da rede municipal. No primeiro semestre de 2011, terão início as atividades escolares com cursos técnicos que atenderão às necessidades da região.
O nome da unidade é uma homenagem ao educador Francisco Aristóteles de Sousa, reconhecido no município por sua competência e dedicação à educação pública. A viúva de Aristóteles, Maria da Conceição Barroso da Silva, elogiou a iniciativa. “Estamos muito felizes com esse reconhecimento. Ele foi uma pessoa muito dedicada à educação”, agradece.
17.09.2010
Coordenadoria de Imprensa do Governo
Casa Civil (comunicação@casacivil.ce.gov.br)