ESP-CE promove curso sobre Saúde da Mulher

20 de setembro de 2010 - 18:16

A saúde da mulher é o foco do Curso de Atenção Integral a Saúde da Mulher no Ciclo Gravídico-Puerperal, que acontece de 21 a 24 de setembro. O curso é uma iniciativa da Escola de Saúde Pública do Ceará, através da Coordenadoria de Pós-Graduação em Atenção à Saúde (Coats), em parceria com a Coordenadoria de Políticas de Atenção à Saúde da Secretaria de Saúde do Ceará (Copas/Sesa), Núcleo de Saúde Sexual e Reprodutiva.
Voltada para profissionais da Estratégia de Saúde da Família (ESF), a capacitação acontece na sede da ESP-CE, na Avenida Antônio Justa, 3161, Meireles. Os participantes do curso são médicos, enfermeiros e dentistas que atuam na Estratégia Saúde da Família dos municípios que compõem as Coordenadorias Regionais de Saúde. Serão duas turmas com uma média de 100 alunos cada.
O curso será divido em sete módulos. O primeiro módulo, denominado “Introdução à saúde da mulher”, abordará temas como Política nacional de saúde da mulher; Promoção da saúde; Enfrentamento à violência; Epidemiologia da assistência à saúde da mulher.
A carga horária do módulo é dividida em 20 horas-aula, distribuídos em 4 turnos de 4 horas presenciais mais 4 horas de atividades descentralizadas (projeto de intervenção).
Participaram da elaboração do módulo profissionais médicos, enfermeiros e um odontólogo. As aulas serão ministradas por experts no assunto. A metodologia de aprendizagem é ativa, baseada em competências e através da discussão de casos reais, os participantes serão instigados a repensarem e reconduzirem suas práticas para a atenção integral à saúde da mulher.
20.09.2010

Assessoria de Imprensa da ESP-CE:
Marcos Saudade (ascom@esp.gov.br – 85 3101.1412)