Nutec acompanha crescimento industrial do Estado

20 de setembro de 2010 - 14:29

O crescimento pode ser sentido com o aumento do número de emissão de laudos de não similaridade.

 

A indústria cearense vem se destacando nacionalmente com crescimento campeão. Em termos percentuais, o Ceará foi o estado brasileiro que teve o maior crescimento em empregos no setor industrial, nos sete primeiros meses deste ano.

 

O crescimento do setor industrial pode ser verificado com o aumento do número de emissão de laudo de não similaridade, que em setembro chegou a marca do milésimo parecer técnico realizado em 2010, quantia alcançada, anteriormente, somente no mês de dezembro. Os principais segmentos importadores são o têxtil, metal-mecânico e farmacêutico. A expectativa é que, no final do ano, seja atingida a cifra recorde de 1.500 laudos emitidos.

 

O laudo de não similaridade é uma solução tecnológica da Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará – Nutec, que contribui com o crescimento industrial, possibilitando as empresas investirem na modernização dos parques de produção através da importação de equipamento sofisticados.

 

As empresas que estão investindo na importação de máquinas modernas contam com o laudo de não similaridade para ser apresentado a Secretaria da Fazenda – Sefaz a fim de obtenção de diferimento fiscal do ICMS dos produtos importados, acarretando ganhos para a indústria.

 

De acordo com o Chefe da Divisão de Mecânica, Elétrica e Energia, Raimundo Montefusco, o número de laudos reflete diretamente o crescimento da indústria cearense, demonstrando que as empresas estão modernizando o parque fabril com a importação de equipamentos. “Assim, novos postos de trabalhos estão sendo gerados para profissionais operarem os instrumentos modernos e sofisticados implantados”, analisa.

 

Procedimento técnico

A empresa repassa a declaração de importação do equipamento emitida pela Receita Federal. Se necessário, o aparelho é examinado in loco, para que o parecer técnico seja realizado atestando que não existe fabricação de produto similar no Estado.

 

Serviço

Central de Atendimento ao Cliente

Contato: 85 – 3101.2445/ 2446

 

20.09.2010

 

Assessoria de Comunicação do Nutec

Raquel Souza (asscom@nutec.ce.gov.br / 85 3101.7624)