Uece traz a Fortaleza Edgar Morin e concede Título de Doutor Honoris Causa

20 de setembro de 2010 - 13:20

Com cerca de 1.300 pessoas inscritas, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e a Universidade Estadual do Ceará (Uece), associadas à Universidade Católica de Brasília (UCB) realizam, em Fortaleza, no período de 21 (terça-feira) a 24 de setembro de 2010 (sexta-feira), a Conferência Internacional sobre os Sete Saberes para uma Educação do Presente. O Pensador Francês Edgar Morin, faz a conferência de abertura sobre o tema “Os sete saberes necessários a uma educação do Presente: importância e finalidade da proposta”, que acontece às 9h, no Hotel Praia Centro / Fábrica de Negócios.

 

A Uece em reconhecimento à pessoa e à obra do Pensador e Sociólogo Edgar Morin, concede o Título de Doutor Honoris Causa, na próxima quarta-feira, 22 de setembro, às 19h, no Auditório Paulo Petrola, no Campus do Itaperi. O Professor Assis Araripe, Reitor da Uece, fará a entrega da merecida homenagem ao escritor.

 

Com resultado da Conferência, será encaminhada uma carta de recomendações à Assembleia Geral das Nações Unidadas – ONU, até o final de 2010, para os devidos desdobramentos de natureza políticoadministrativa.

 

O encontro tem como Presidente de Honra o sociólogo e filósofo Dr. Edgar Morin e será presidido pelo Dr. Vincent Defourny, representante da Unesco no Brasil, sendo também prevista a participação virtual de mais de 5.000 pessoas, em salas de teleconferência distribuídas pelo país. Foram selecionados 150 trabalhos, nas áreas de Educação e Saúde, de professores pesquisadores, que serão apresentados durante o encontro.

 

A estrutura de conteúdos da Conferência está relacionada aos Sete Saberes para uma Educação do Futuro, de autoria de Edgar Morin, articulando-se nos seguintes blocos temáticos: As cegueiras do conhecimento; Os princípios do conhecimento pertinente; Ensinar a condição humana; Ensinar a identidade terrena; Enfrentar as incertezas; Ensinar a compreensão; A ética do gênero humano.

 

Para a professora Celina Ellery, Pró-reitora de Extensão da Uece e Vice-Presidente da Conferência, “a educação precisa de referências que a façam compreender a complexidade humana, complexidade da vida, e que permita ao indivíduo comprometer-se realmente com questões com a violência, a fome, a desigualdade social e tantas outras que nos preocupam e colocam nossa própria espécie em situação de risco”.

 

A conferência conta o apoio da Unifor, FIC, BNB, Coelce e Capes,dentre outros.

 

Para maiores informações sobre o evento, a Universidade Estadual do Ceará  disponibiliza um site específico (www.uece.br/setesaberes), onde se encontra toda a programação. Em caso de dúvidas, fale conosco pelo endereço eletrônico ou no telefone 3101.9655.

 

20.09.2010

 

Assessoria de Impresnsa da Uece

Fátima Serpa (mfserpa@uece.br 85 3101.9605)