Missão do BID se reúne para conhecer ações e projetos do Prodetur Nacional no Ceará

23 de setembro de 2010 - 20:24

A reunião para apresentação do Prodetur Nacional aconteceu na manhã desta quinta-feira (23), na Setur.

 

O secretário Bismarck Maia  apresentou  às   autoridades  do Banco Interamericano de Desenvolvimento  (BID), as ações e projetos do Prodetur Nacional e os projetos e obras  em andamento da pasta do Turismo. A reunião aconteceu no final da manhã desta quinta-feira, 23, na  sede da Secretaria do Turismo. O  gerente do Departamento de Países do Cone Sul do BID , Carlos Hurtado López e  José Seligmann-Silva, especialista principal de Operações, integravam a missão.

 

Bismarck Maia fez um  breve histórico da criação do programa  no Brasil, e ressaltou a importância do Prodetur Nacional como caminho possível para o desenvolvimento do turismo no país. “O Prodetur Nacional é uma realidade e  viabilizará, de forma sustentável, a redução das desigualdades sociais nos Estados”, afirma o secretário.

 

O Ceará foi o primeiro Estado a ter o financiamento  no valor de  U$ 250 milhões (com U$ 100 de contrapartida do governo estadual)  aprovado e o contrato deverá ser assinado no final de outubro. Os estados do Rio de Janeiro e Pernambuco estão bem adiantados em relação à solicitação de contrato.

 

Veja os objetivos propostas no programa  no Ceará:

 

Estruturar os Polos Litoral Leste, Maciço de Baturité e Serra da Ibiapaba  com a finalidade de diversificar a oferta e proporcionar a melhoria da qualidade do produto turístico cearense;
Aumentar a inserção competitiva dos produtos turísticos, no mercado turístico nacional e  internacional;
Melhorar as condições de vida da população residente;
Promover o desenvolvimento local de forma sustentável, procurando reduzir as desigualdades sociais;
Apoiar a recuperação e a adequação da infraestrutura e dos equipamentos destes destinos turísticos.

 

23.09.2010

 

Assessoria de Imprensa da Setur:

Carmen Inês Matos Walraven – cameninesm@setur.ce.gov.br (85) 8732-2041/3101-4661