Sejus inaugura Cadeia Pública do município de Caridade

23 de setembro de 2010 - 15:20

A nova unidade tem capacidade para 34 internos. São 26 vagas na vivência masculina, em quatro celas coletivas, e oito femininas, sendo uma cela coletiva e uma de isolamento

 

A Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus) inaugura nesta quinta-feira (23), às 16 horas, a Cadeia Pública do município de Caridade, localizada a 95 km da Capital. A nova unidade dispõe de 34 vagas. Participam da solenidade, o coordenador do Sistema Penitenciário (Cosipe), Bento Laurindo; o engenheiro responsável da Sejus, Justiniano Camurça; o gerente do 2º Distrito Operacional de Aracoiaba, do Departamento de Edificações e Rodovias do Ceará (DER), Adenir Monteiro; além de diretores das unidades penitenciárias do Estado.

 

São 26 vagas na vivência masculina, em quatro celas coletivas, e oito femininas, sendo uma cela coletiva e uma de isolamento. A nova Cadeia Pública atende às normas das resoluções do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP), obedecendo ainda, as diretrizes dos artigos 102 a 104, da Lei de Execuções Penais, os quais determinam que cada Comarca deve ter, no mínimo, uma Cadeia Pública para as necessidades da Justiça local.

 

“O município praticamente não contava com uma Cadeia Pública, o que tinha era uma unidade policial, com três celas. Sem falar que muitas vezes, os presos eram transferidos para o município de Canindé e para Fortaleza, ficando distante de seus familiares”, afirma Bento Laurindo, coordenador da Cosipe.

 

Ficha Técnica

Construção da Cadeia Pública com 34 vagas em Caridade – CE

Informações Básicas da Obra

Valor: R$ 1.508.439,12

Prazo da entrega: 180 dias

Área construída: aproximadamente 750 m²

Construção: Construtora Cimel Ltda

Órgão executor: DER

Financiamento: Tesouro do Estado

 

Informações Técnicas

Guarita na entrada: 01

Guaritas externas: 02

Bloco administrativo: Bloco para semi-aberto, recepção de visitas, recepção de presos, administração, despensa, cozinha, refeitório, banheiros, alojamentos dos agentes, secretaria, parlatório e vistoria.

Corpo de Guarda: Sala de comando, sala de estar, 02 alojamentos, banheiro e 02 depósitos (um de material de limpeza e outro de manutenção).

Bloco de vivências: São 26 vagas para vivência masculina, distribuídas em quatro celas coletivas, com capacidade para seis detentos cada, além de uma cela de isolamento. Já a vivência feminina possui oito vagas, sendo uma cela coletiva e uma de isolamento.

 

Serviço:

A Cadeia Pública localiza-se na entrada do município de Caridade

Mais informações: Cosipe – (85) 3101.2845

 

23.09.2010

 

Assessoria de Comunicação da Sejus

Valéria Barbosa (valeriabarbosa@sejus.ce.gov.br – 85 3101.2862)