STDS forma 21 novos costureiros no Cecal

23 de setembro de 2010 - 17:43

A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) sai na frente e, em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), forma nesta sexta-feira (24), a primeira turma do ProJovem Trabalhador / Juventude Cidadã do País instalada em uma unidade de privação de liberdade.

 

São 21 novos costureiros capacitados dentro do Centro Educacional Cardeal Aloísio Lorscheider (Cecal), dos quais seis já foram contratados como aprendizes pela empresa de confecção Marisol. Outros quatro também já estão em processo de seleção pela Hope Lingerie.

 

A capacitação durou seis meses e teve carga horária de 350h/a: 100h/a para o módulo de Qualificação Social e outras 250h/a para o módulo de Qualificação Profissional específica em Corte e Costura. As aulas foram ministradas pelo Centro de Pesquisa e Qualificação Tecnológica (CPQT) e cada jovem recebeu, durante o curso, auxílio financeiro mensal de R$ 100,00.

 

Capacitação

 

No projeto, os jovens realizaram atividades práticas de costureiros, sob supervisão da equipe de funcionários das empresas parceiras. Participaram de aulas sobre cidadania e o mundo do trabalho, tudo sob acompanhamento psicosocial de equipes multidisciplinares (assistente social, pedagoga e psicóloga) da STDS.

 

Nas unidades de medidas socioeducativas, todos os adolescentes desenvolvem, ainda, atividades lúdicas, esportivas, culturais e religiosas, além de receberem completa assistência psicológica, orientação e acompanhamento de doenças sexualmente transmissíveis (DST/Aids), de saúde geral e odontológica.

 

ProJovem Trabalhador / Juventude Cidadã

 

Qualificados de acordo com a demanda de cada região, os jovens, com idades entre 18 e 29 anos, recebem orientação social e profissional em diversos arcos ocupacionais. Os educandos participantes dos cursos receberam, durante o período de seis meses de estudos, auxílio financeiro mensal, de R$100,00.

 

O ProJovem Trabalhador / Juventude Cidadã é um projeto originado do MTE, em parceria com a STDS, com execução ministrada por entidades sociais, juntamente com os municípios e a sociedade civil. O projeto é uma das ações da STDS que priorizam o desenvolvimento da juventude, a partir da elaboração, coordenação e execução de programas e projetos de reforço da escolaridade, da qualificação profissional e social dos jovens cearenses.

 

Além desse projeto, a STDS capacita rapazes e moças, da capital e do interior, por meio de outros programas de qualificação profissional, como o Primeiro Passo, o Juventude Empreendedora, o Criando Oportunidades e a Escola de Vida Sabor e Arte (Evisa). A STDS desenvolve, ainda, uma série de ações nas áreas de geração do Trabalho, Emprego e Renda para trabalhadores autônimos, mulheres chefes de família, pessoas com deficiência e profissionais do artesanato.

 

Serviço:

Data: 24 de setembro (amanhã)
Horário: 9 horas
Local: Centro Educacional Cardeal Aloísio Lorscheider (Cecal) – Rua Ipaumirim, 830, Planalto Ayrton Senna

 

23.09.2010

 

Assessoria de Imprensa da STDS:

Carlos Eugênio Saraiva (imprensa@stds.ce.gov.br –  9987.0400 / 8878.8510)