Estudante da Escola Enéas Olímpio representará o Ceará no Uruguai

29 de setembro de 2010 - 17:33

A aluna Francisca Valkíria Gomes de Medeiros, da Escola de Ensino Fundamental e Médio (EEFM) Enéas Olímpio da Silva, da rede estadual em Iracema, foi selecionada para representar o Ceará durante o Parlamento Juvenil do Mercosul, em Montevidéu, no Uruguai, no próximo mês de outubro. Valkíria participou da etapa nacional, em Brasília, entre os dias 14 e 16 de setembro, juntamente com as alunas Aline Moura da Silva, da EEFM Professor Mário Schenberg e Talita Roberta Nascimento Aguiar, da Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Paulo Petrola, ambas de Fortaleza.

 

O Parlamento Juvenil quer abrir espaços de participação para que os jovens troquem ideias, dialoguem e discutam sobre temas voltados para juventude. Na ocasião, as alunas se juntaram aos demais jovens representantes de cada Estado, que atuaram de forma ativa no debate sobre “O Ensino Médio que Queremos”.

 

As estudantes foram acompanhadas pelo professor Antônio Erilson Oliveira Santiago, da EEFM Professor Mário Schenberg. Juntamente com alunos de todo o Brasil, realizaram oficinas com temáticas jovens e promoveram uma votação para a escolha dos membros para representarem o Brasil em Montevidéu.

 

Parlamento Juvenil do Mercosul

 

O objetivo do parlamento é discutir com os alunos dos países membros do Mercosul(Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Paraguai e Uruguai) a realidade em que se inserem e buscar meios para interferir positivamente na sua escola e comunidade. Para participar da etapa nacional, foram escolhidos cem candidatos, sendo três por unidade da Federação e 19 que representam a diversidade (indígenas, quilombolas, jovens de comunidades populares, da Amazônia e do semiárido), estes selecionados pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

 

As Secretarias Estaduais de Educação observaram uma série de critérios para selecionar os alunos. Entre eles, foram avaliados o bom desempenho escolar, espírito de liderança e algum tipo de experiência de participação social.

 

29.09.2010

 

Assessoria de Imprensa da Seduc:

Jacqueline Cavalcante (jacquelinec@seduc.ce.gov.br – 85 3101.3972)