Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) será apresentado sexta-feira na Estação João Felipe

1 de outubro de 2010

A população poderá conhecer sexta-feira (01/10), às 14 horas, na Estação João Felipe, o primeiro Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) que vai operar na Região Metropolitana de Fortaleza. O VLT ficará exposto até domingo (03/10). Neste período, os usuários poderão visitar a composição e também assistir a palestras educativas sobre a importância do sistema ferroviário e a conservação dos trens.

 

O VLT é uma espécie de metrô de superfície urbano ou suburbano de passageiros, mais leve que outros sistemas de transporte ferroviário. O modelo exposto na Estação João Felipe é o VLT – Móbile 4 formado por quatro carros e com capacidade de transportar 766 passageiros. O contrato com a empresa Bom Sinal, que tem sede em Barbalha, na Região do Cariri, prevê a entrega de mais cinco VLTs.

 

Atualmente, o Metrô do Cariri já opera com VLTs também fabricados pela Bom Sinal. A fabricação destes equipamentos para o Metrô do Cariri estimulou a indústria ferroviária nacional, que não produzia novos trens desde a década de 1970. Em operação, os VLTs vão propiciar ao usuário muito mais conforto e segurança nas viagens. Os carros são climatizados. Cada sistema tem vida útil superior a 30 anos e, se comparados com outros modais de transportes, como o metrô, têm investimento mais baixo.

 

Serviço:

Apresentação do VLT e palestras educativas

Data: Sexta-feira (01/10), às 14 horas

Local: Estação João Felipe, rua 24 de maio, Centro

 

01.10.2010

 

Assessoria de imprensa do Metrô de Fortaleza

Viviane Lima (viviane@metrofor.ce.gov.br) – 3101.7183 ou 8724.2147)