SSPDS inaugura novo laboratório de estatísticas

5 de outubro de 2010 - 19:26

Somente em programas de computador foram investidos mais de R$ 20 mil. Estrutura possibilitará incrementar o sistema de georreferenciamento dos dados criminais.

 

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) apresenta nesta quarta-feira, 6 de outubro, a nova estrutura do laboratório de Geo-estatística e Análise criminal da SSPDS.  Foram adquiridos seis modernos computadores para a análise dos dados e um plotter profissional que permite, dentre outras atividades de análise estatística, impressões de mapas geo-referenciados, além de softwares específicos para a análise de hot-spots criminais.

 

Segundo o coordenador do laboratório, professor José Raimundo Carvalho, investiu-se mais de R$ 20 mil somente em programas de computador. Foram adquiridas as últimas versões dos programas STATA e SPSS (PSW), aplicados na análise estatística avançada; e o ArcView/ArcInfo, atualmente o melhor software para análise de geo-referenciamento e geo-estatística disponível no mercado. Vale salientar que foram contratados 4 estatísticos e um estagiário de estatística para compor a equipe executora do projeto.

 

O responsável pelo laboratório explica que, com a chegada dos equipamentos e a capacitação dos servidores em cursos específicos, será possível, no futuro, disponibilizar no site da secretaria mapas geo-referenciados da análise criminal, bem como desencadear um processo de gestão da segurança pública nos moldes do sistema CompStat. “O CompStat é um sistema de auxílio à gestão de segurança pública, concebido pelo departamento de polícia de Nova Iorque, baseado em informações geo-referenciadas e análises de inteligência em tempo real e atualmente empregado nas principais polícias do mundo”, destaca José Raimundo Carvalho, que também é professor do curso de Pós-graduação em Economia da UFC.

 

O laboratório, um projeto de pesquisa financiado com recursos da Funcap e em parceria com a Universidade Federal do Ceará, constitui-se de uma estrutura de análise estatística e criminal desenvolvida dentro da SSPDS, contribuindo para a qualidade da oferta dos serviços de segurança pública. O laboratório também é o diferencial de uma nova cultura de análise estatística dos dados da secretaria. “Toda nossa metodologia segue os padrões estabelecidos pela Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública)”, completa o José Raimundo Carvalho.

 

Saiba mais:

 

Em agosto, 12 pessoas foram capacitadas no curso de Análise Espacial de Dados Geográficos aplicada à Criminologia. Profissionais do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) realizaram um treinamento em geo-referenciamento com duração de 40 horas. A técnica busca analisar de forma mais precisa os dados criminais coletados no espaço físico em que ocorreram. Participaram deste treinamento os cinco estatísticos que trabalham há mais de um ano junto ao projeto, bem como policiais militares, policiais civis e corpo de bombeiros.

 

Serviço: A solenidade de inauguração da estrutura do laboratório de Geo-estatística e análise criminal acontece no pátio da SSPDS, dia 6, às 16h30. A SSPDS está situada na avenida Bezerra de Menezes, 581, São Gerardo.

 

05.10.2010

 

Assessoria de Imprensa da SSPDS:

Marcos Cavalcante e Joslen Herbster – ascom@sspds.ce.gov.br (85) 3101.6517/3101.6518