STDS leva idosos ao teatro

7 de outubro de 2010 - 13:19

Dados da Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílios (PNAD) de 2005 mostram que existem 789.229 idosos em todo o Ceará, o que corresponde a 9,74% da população do Estado. Para comemorar o dia dessa importante parcela da sociedade, oficialmente celebrado no 1° de outubro, a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) e o Gabinete da Primeira Dama do Estado, em parceria com o Conselho Estadual dos Direitos do Idoso (Cedi), realizam nesta sexta-feira, dia 8, o Dia da Pessoa Idosa, de 7h30 às 12h, no Theatro José de Alencar.

Mais do que celebrar o Dia da Pessoa Idosa, a programação tem como objetivo também alertar a população para os números da violência contra idosos. Para ajudar a combater esse preocupante problema, a STDS criou o Centro Integrado de Atenção e Prevenção à Violência à Pessoa Idosa (CiapreviI). Desde a criação do centro, em junho de 2009, 940 denúncias já foram registradas. O Ciaprevi atende casos de violência por meio de serviços jurídico, social, psicológico e terapêutico. Para denunciar, basta ligar 0800.275.5555 ou 3101.2728.

 

Programação no Theatro José de Alencar

500 idosos dos grupos de convivência das unidades da STDS e de entidades parceiras participam da comemoração. A recepção será feita pela Banda de Música do Centro Comunitário Santa Terezinha. A partir da 9h, haverá uma missa no teatro, seguida de lanche para os participantes. Às 10h30, ocorre um bate-papo com a médica Maria Queiroz, da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG).

 

A festa segue com programação cultural, que contará com apresentações do grupo de chorinho e do coral do Lar Torres de Melo e peças teatrais produzidas pelo Lar Fabiano de Cristo. Também estarão disponíveis a Unidade Móvel da Defensoria Pública e o Estande de Prestação de Serviços da Secretaria de Saúde (Sesa).

 

Comemorações

 

As festividades pelo Dia do Idoso tiveram início ainda na semana passada com extensa programação na Semana do Idoso no Abrigo dos Idosos, unidade coordenada pela STDS. Organizada pelo Abrigo, a agenda contou com oficinas, dinâmicas, apresentações artísticas e passeios por Fortaleza, que levaram 105 jovens da terceira idade para cinco dias de divertimento pela capital.

 

CIAPREVI

 

A violência contra a pessoa idosa é um fenômeno universal e representa preocupante problema de saúde pública, fato que se tornou evidente apenas nas últimas décadas. A maioria dos casos ocorre principalmente no contexto familiar, sendo as principais vítimas mulheres com mais de 60 anos.

 

Inaugurado em junho de 2009 com o objetivo de auxiliar idosos vítimas dessa dura realidade, o Centro Integrado de Atenção e Prevenção à Violência à Pessoa Idosa (Ciaprevi), unidade coordenada pela STDS, já registrou 940 denúncias até hoje.

 

No mês de agosto, foram registradas 60 casos de denúncias, com média diária de 1,93 ocorrência. Em setembro, 56 denúncias foram registradas. A maior incidência de violência aconteceu com mulheres e idosos com idade acima de 70 anos. Nos seis primeiros dias de outubro, 8 denúncias foram registradas.

 

O CiapreviI atende casos de violência psicológica, financeira, física e sexual, além de casos de negligência, abandono e auto-negligência por meio dos serviços jurídico, social, psicológico e terapêutico. Para denunciar, basta ligar 0800.275.5555 ou 3101.2728.

 

Serviço:

 

Data: 8 de outubro (sexta-feira)
Horário: 7h30 às 12h
Local: Theatro José de Alencar – Praça José de Alencar, s/n, Centro

 

07.10.2010

Assessoria de Imprensa da STDS

Carlos Eugênio (imprensa@stds.ce.gov.br – : 9987.0400 / 8878.8510)