Alunos da rede estadual participam de formação sobre Grêmios Escolares

8 de outubro de 2010 - 18:55

Palestras e debates vão movimentar o sábado de alunos das escolas estaduais, localizadas na Capital. Das 8 às 12 horas, em quatro unidades de ensino, haverá a terceira etapa do Projeto de Formação em Protagonismo Juvenil que propiciará aos diretores de grêmios e líderes escolares a oportunidade de aprender mais sobre a gestão estudantil. A iniciativa é realizada pela Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza(Sefor), coordenadoria da Secretaria da Educação (Seduc).

 

Na Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Joaquim Nogueira, o encontro reunirá jovens das 1ª e 3ª regiões, com o professor Idelson de Almeida, que abordará o tema “Violência Escolar”. Os estudantes das escolas das 2ª e 6ª regiões estarão na Escola de Ensino Fundamental e Médio (EEFM) Integrada 2 de Maio para discutir sobre  “A identidade do adolescente”, tema que será apresentado pela professora Rosélia Machado. A EEEP Paulo VI receberá os representantes das escolas da 4ª região que vão debater a respeito do “Estudo sócio-histórico do termo adolescência/jovem” com o professor Kleiton. Já no Liceu do Conjunto Ceará, o encontro reunirá os alunos da 5ª região, discutindo a temática  “Comunidade: espaço público e espaço privado”, que terá o professor Helder Andrade como palestrante.

 

O trabalho de capacitação e incentivo aos grêmios nas escolas é amparado pela Lei Federal nº 7398/85 que dispõe sobre a criação das entidades nas unidades de ensino do país e estabelece as cinco áreas de atuação para os diretores: educacional; cultural; cívica, social e esportiva.

 

A expectativa da Superintendência é de que a partir dos conhecimentos adquiridos, os grêmios sejam montados nas escolas onde não há a entidade, enquanto os já existentes possam compreender melhor as suas ações. Os encontros itinerantes serão realizados em diversas escolas e contarão com professores pesquisadores. A próxima reunião está prevista para o dia 23 de outubro, nas mesmas unidades de ensino.

 

08.10.2010

 

Assessoria de Imprensa da Seduc:

Jacqueline Cavalcante – jacquelinec@seduc.ce.gov.br 3101-3972