Ceará é 1º no Nordeste em atividades cadastradas para a Semana Nacional de C&T

13 de outubro de 2010

Ações incluem exposição da produção científica do Estado, que mostrará o cabrito transgênico, primeiro e único animal clonado do Brasil

 

O Ceará está em primeiro lugar no Nordeste e quinto no Brasil em atividades cadastradas para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2010. São 659 ações até o momento, divididas entre 63 instituições espalhadas pela capital e interior. Os quatro primeiros lugares do Brasil são de Rondônia, Minas Gerais, Amazonas e Rio de Janeiro, respectivamente.

 

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia será realizada de 18 a 24 de outubro e terá como tema “Ciência para o Desenvolvimento Sustentável”. A iniciativa é do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). No Ceará, a Semana é coordenada pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece).

 

Neste ano, os municípios podem contar com recursos destinados ao Estado da ordem de R$ 100 mil reais: um incremento de 100% na verba em relação ao ano passado. O dinheiro vem do MCT e do Governo do Estado, através da Secitece. “Com isso mais municípios podem envolver-se na Semana”, afirma o secretário René Barreira. O Ceará tem se destacado desde os eventos anteriores. Em 2009, o Estado ficou em 4º lugar do país, com a realização de mais de 750 atividades, a frente de São Paulo, por exemplo.

 

Exposição leva produção científica para shopping da capital

Em paralelo às ações que estarão acontecendo pelo Estado, a Secitece irá montar uma exposição no North Shopping, em Fortaleza, durante toda a Semana, com o objetivo de mostrar a produção científica do Estado. De acordo com René Barreira, “é uma forma de tornar mais acessível o conhecimento das atividades desenvolvidas e popularizar os temas ligados a Ciência e Tecnologia”.

 

Os projetos escolhidos para a exposição visam despertar a curiosidade da população, em especial crianças e jovens. Estará presente na exposição, por exemplo, o primeiro e único animal clonado do Brasil, obtido pela Universidade Estadual do Ceará (Uece): um cabrito transgênico. Peças teatrais e experimentos interativos também estarão na programação.

 

Mostrar que a produção científica das instituições estaduais são aplicáveis no dia-a-dia também é objetivo da exposição. É o caso da criação do “Concreto Translúcido”, pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). O material possui características físicas e mecânicas dos concretos convencionais, mas, por ser translúcido, agrega valor estético e é ecologicamente correto, já que permite a passagem da luz para o ambiente. “Ele pode ser fator decisivo para a economia de energia”, explica o prof. Dr. Francisco Carvalho, responsável pelo desenvolvimento do novo concreto.

 

A Exposição estará aberta para visitação sempre das 10h às 22h, no terceiro piso do North Shopping, próximo à praça de alimentação. Estarão presentes as produções das demais instituições vinculadas a Secitece: Universidade Regional do Cariri (Urca), Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec), Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) e o Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec), ligado a Secitece através de contrato de gestão.

 

Atividades presentes à exposição:

Urca: Exposição interativa do Geopark Araripe, localizado no sul do Ceará e que possui registros geológicos e paleontológicos considerados patrimônio da humanidade.

Nutec: Mini-laboratório para obtenção de biodiesel a partir de óleos e gorduras vegetais residuais / Robô desenvolvido pelo laboratório Centro de Automação e Robótica (Centauro), para vigilância e monitoramento, com autonomia para fazer rondas, e que detecta e grava rosto das pessoas.

Funceme: Mini-estação para coleta de dados meteorológicos / Área dedicada às crianças com jogos educativos que mostram quais as características do Clima no Ceará e explicam os fenômenos naturais.

Funcap: Mini-sala de cinema para exibição de documentários produzidos pela Funcap TV para divulgação científica e mostra dos principais cientistas cearenses.

Centec: Laboratórios de física, química e biologia demonstrarão o uso do fogão solar e a reciclagem de papel, além de experimentos interativos, mostrados por estudantes e alunos de escolas públicas.

UVA: Exposição do Concreto Translúcido, que permite a passagem de luz para o ambiente, sendo assim um material ecologicamente correto.

Uece: Serão expostos cabritos transgênicos, no qual é objetivo da prática conseguir, através do animal originado de embrião geneticamente modificado, a produção de substâncias de interesse para a ciência / Apresentação da peça teatral Magia x Ciência, do grupo “Tubo de Ensaio”, de alunos da Uece de Itapipoca.

 

13.10.2010

 

Assessoria de Imprensa da Secitece

Cynthia Pinheiro Cardoso – (85) 3101-6466