UVA comemora 42 com programação intensa no mês de outubro

13 de outubro de 2010 - 13:53

Atividades acadêmicas, culturais e esportivas envolverão comunidade da UVA e convidados de outras IES durante todo o mês de outubro.

 

A Universidade Estadual Vale do Acaraú completará 42 anos no dia 23 de outubro de 2010. Para comemorar as mais de quatro décadas de contribuição para o desenvolvimento regional e a promoção da melhoria da qualidade de vida no semiárido cearense, por meio do ensino, pesquisa e extensão, com a formação humana e profissional de milhares de estudantes, a UVA realiza a cada ano Outubro UVA, que reúne uma série de atividades comemorativas.   

 

O V Encontro de Pós-graduação e Pesquisa, este ano com o tema “Inovação para o Semiárido”, abriu a programaçãp no último dia 5, com a palestra proferida pelo ex-reitor da UFC, professor Roberto Cláudio Frota Bezerra, que falou sobre “A Pós-graduação nas Universidades Estaduais e os desafios do recredenciamento Institucional”. A palestra foi realizada no Auditório Central, no campus da Betânia.    

 

O Semiárido também está presente no tema central do XII Encontro de Iniciação Científica, que acontecerá de 18 a 20 de outubro, com apresentação de trabalhos de estudantes da UVA e de outras Instituições de Ensino Superior. Segundo os organizadores do evento, foram recebidas, este ano, 504 inscrições do Ceará e de outros Estados. A abertura do Encontro será feita com a palestra do Secretário de Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará, René Barreira, sobre “Inovação Tecnológica para século XXI”, a partir das 19h, também no Auditório Central, no campus da Betânia.

 

No Outubro UVA também serão discutidas atividades pedagógicas. Com o tema “Docência e Prática Acadêmica”, será realizado o VII Encontro de Iniciação à Docência, nos dias 15, 21 e 22. A abertura do evento, às 9h, terá palestra da professora Sônia Maria Vanzella Castellar (USP). Ainda no dia 15, acontecerá o II Encontro Pedagógico, que debaterá sobre “Desafios e perspectivas do trabalho docente na Educação Superior”. O Encontro também terá a participação da professora Sônia, com a palestra  “Docência na Universidade: obstáculos do exercício docente”, às 16h30min. Os dois Encontros serão realizados no Auditório Central.

 

A programação prossegue com a realização do I Encontro de Extensão Universitária, nos dias 21 e 22, que divulgará trabalhos desenvolvidos por estudantes da UVA. O Encontro contará com sessão de posteres e  minicursos, no campus da Betânia.

 

A VIII Semana do Livro e da Biblioteca da UVA, de 25 a 29, traz em sua programação apresentações musicais e teatro, minicursos, visitas guiadas às instalações da Biblioteca Central, no campus da Betânia, e exposições de livros. As atividades da VIII Semana do Livro e da Biblioteca acontecerão, também, nos campi do Junco e da CIDAO.

 

O I Fórum Estudantil da UVA, promovido pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE), será realizado no dia 27, às 17h, no Auditório Central. O Fórum pretende discutir assistência estudantil na UVA e temas como o papel da Universidade pública na sociedade, Ciência e Tecnologia, entre outros.

 

Finalizando as comemorações, teremos a terceira Edição dos Jogos Universitários e o II Festival Universitário da Canção, aberto à participação de estudantes da UVA, em todo Ceará, e demais Instituições de Ensino Superior com sede em Sobral. O Festival acontecerá nos dias 21 e 22, no Boulevard do Arco de Nossa Senhora de Fátima, próximo ao campus da CIDAO.

 

Da vasta programação do Outubro UVA 2010 fazem parte, ainda, os Encontros Acadêmicos do Curso de Enfermagem, o EnfSaúde, nos dias 7 e 8, e do Curso de Ciências Contábeis, no IX Encontro Cearense de Estudantes de Ciências Contábeis (Ececic), nos dias 9 e 10 de outubro. O Curso de Geografia trará o professor canadense Bruce Gilbert, que ministrará o minicurso “O Eros do pensar: o que é subir na escada do entender” e proferirá a palestra “As belas artes e a verdade: o nascimento do saber”, no dia 19, no campus do Junco.  

 

Para saber mais sobre cada uma das atividades, basta consultar a programação completa do Outubro UVA 2010, disponível na página da UVA na Internet: www.uvanet.br. Participe!

 

13.10.2010

 

Assessoria de Imprensa da UVA

Fábio Melo (88 3677.4271 – jorfabiomelo@hotmail.com)